QUANTOS PONTOS VALE UMA LOJA PERFEITA?
Presentes no Brasil com cinco mega marcas e atuação em sete categorias, a L’Oréal se viu diante de um grande desafio para obter resultados concisos com o trade marketing. Com diferentes ambientes de varejo, comportamentos de shopper diversos e expectativa variada de sell out, a complexidade no momento de executar era um grande ponto a ser desvendado.
A diretora de execução In Store da empresa, Flavianne Baptista, contou detalhes da operação durante o Agile Experience 2017 para explicar como a equipe chegou a um critério de mensuração que se tornou referência.
Apesar de todas as particularidades. as categorias são executadas pelo mesmo time de trade, com distribuição geográfica e sem especialização de canal. Ou seja, o promotor se adapta à rotina de cada canal e atende formatos de loja diferentes a cada dia (perfumaria, cash&carry, supermercado, etc.).
Em 2015, a empresa adquiriu o Agile Promoter como tecnologia para gestão e monitoramento do time. Produtividade e indicadores de execução são a prioridade da área de trade marketing da empresa.
Cumprimento de roteiro e cumprimento de tarefas. Ganho de 2.1 horas por dia trabalhadas por pessoa, 27 pontos percentuais de ganho em cumprimento de roteiro, 47 pontos percentuais de ganho em cumprimento de tarefa.
A empresa criou um indicador de execução com um conjunto de tarefas específicas para cada canal. Assista à palestra “Quantos pontos vale uma loja perfeita?” e entenda em detalhes essa inovação da L’Oréal para mensurar e alavancar os resultados do trade marketing.