Agência: como entregar mais valor com o RI

Criado em 26 de outubro 16 min(s) de leitura

Última atualização em: 26 de janeiro de 2023, às 2:02 pm

Agência de Trade Marketing: Como entregar mais valor para os seus clientes com o Reconhecimento por Imagem - Involves Club

Uma agência de trade marketing precisa ser estratégica. Cada vez mais as indústrias exigem um perfil que vá além da gestão das equipes que estão em campo. Trazer dados precisos que vão auxiliar na tomada de decisão e, como consequência, no aumento do sell-out é essencial para comprovar a relevância das agências na atuação com as indústrias. 

Porém, o desafio está em receber as informações e transformá-las em ações no ponto de venda. É possível que você já tenha escutado a frase: um dado sozinho não nos diz nada. E essa afirmação precisa ser lembrada todos os dias por uma agência de trade marketing que busca a inovação.  

É nesse cenário que a tecnologia deve ser acionada e incluída na rotina. Recursos de inteligência artificial e reconhecimento por imagem são decisivos para que a agência de trade marketing ganhe espaço e possa atender a contas cada vez mais relevantes. 

Neste conteúdo do Involves Club você vai descobrir como a sua empresa pode ganhar ainda mais notoriedade entre os clientes utilizando recursos que vão:

  • Reduzir o tempo de coleta de informações no PDV;
  • Entregar relatórios muito mais assertivos para as indústrias, com foco nos KPÌs estratégicos para cada segmento;
  • Permitir que a equipe de promotores seja estratégica e ganhe tempo em loja para focar em reposições, evitar a ruptura e conquistar pontos extras;
  • Oferecer aos clientes dados precisos e em tempo real, reduzindo problemas nos pontos de venda. 

Bateu curiosidade sobre como esses quatro pontos podem ser cumpridos? E se a gente te contar que tudo isso é possível a partir de uma única foto das gôndolas?

Continue a leitura desse post para entender na prática como o Reconhecimento por Imagem e a inteligência artificial vão eliminar as principais dores que a operação da sua agência de trade marketing enfrenta todos os dias. 

A sua agência de trade marketing conhece a inteligência artificial?

Quando pensamos em inteligência artificial, normalmente associamos aos filmes de ficção científica. No entanto, essa percepção precisa ser alterada, afinal, os recursos inteligentes já fazem parte do nosso dia a dia, mesmo sem perceber. 

Se você usou um GPS para chegar ao trabalho pelo caminho mais rápido, contou com a ajuda da “Alexa” ou outro assistente pessoal para saber a previsão do tempo ou, ainda, desbloqueou o seu celular com reconhecimento facial, você utilizou inteligência artificial.

E se os recursos estão tão próximos do nosso dia a dia, a sua agência de trade marketing não pode deixar de lado esse universo de possibilidades que vão torná-la muito mais competitiva com relação aos concorrentes.

Afinal, a questão não é mais “se” deve-se considerar o uso de inteligência artificial, mas sim, “quando” implementar as ferramentas na agência.  

Imagine a rotina que suas equipes têm hoje desde o momento em que saem para os Pontos de Venda. Promotores precisam chegar às lojas, responder às pesquisas, verificar estoques e realizar toda a execução no PDV. 

Dependendo do número de clientes e da complexidade de cada execução, essas tarefas podem levar horas. 

Há operações em que os promotores da agência de trade marketing precisam medir com fita métrica o espaço ocupado pelos SKUs nas gôndolas. Somente essa atividade pode ser  responsável por tomar um tempo considerável dos profissionais. 

Além disso, respostas enviadas manualmente pelos promotores podem representar um risco: o de erros ao reportar informações sobre espaço em gôndolas, preços e presença dos concorrentes, por exemplo. 

Qualquer dado que chegue de maneira inconsistente do PDV até o back-office da agência de trade marketing representa um problema grave.

Afinal, essa informação será enviada para a indústria ou utilizada pela agência. Com isso, decisões com base em dados imprecisos podem ser tomadas, o que coloca em risco toda a execução do trade marketing.

Agora complete o cenário: 
  • os promotores de venda gastaram muito tempo no PDV;
  • as imprecisões no envio dos dados geram erros de planejamento na agência;
  • os relatórios da agência para a indústria são imprecisos. 

Essa tríade pode ser decisiva para que a indústria deixe de contar com a sua agência de trade marketing para suas estratégias no PDV. 

Para não chegar a esse cenário de caos, a inteligência artificial é o elemento que permite uma relação muito mais proveitosa e dinâmica entre agência e indústria.

Uma foto e todos os dados seguros do PDV

Ao contar com recursos de inteligência artificial, como é o caso do Reconhecimento por Imagens, a sua agência de trade marketing ganha tempo de execução e segurança no envio dos dados para a indústria.

Recursos inteligentes para o trade marketing permitem que, ao fazer uma foto da gôndola, as informações mais importantes do PDV sejam transformadas em dados. 

A partir da imagem dos produtos dispostos na gôndola, a sua agência de trade marketing recebe, em tempo real, mais de 10 indicadores. Podemos citar como exemplo:

  • Share: o espaço ocupado em gôndola pelos produtos está dentro do esperado pela indústria?
  • Concorrência: informações a respeito do mix de produtos oferecido pela concorrência em cada ponto de venda;
  • Presença: ou seja, a garantia que os produtos estão presentes dentro do mix esperado para cada loja;
  • Planograma: entenda se o que foi acordado entre indústria e varejo está sendo cumprido na prática;
  • Preço: está sendo praticado o preço estipulado pela indústria? 

Aliás, imagine que todos esses indicadores chegam ao back-office da sua agência em tempo real com uma precisão superior ao olho humano e que consequentemente você pode reportar para o seu cliente inconsistências e ganhos que ele está obtendo com a estratégia. Essa é a realidade de uma agência de trade marketing que conta com reconhecimento por imagem. 

Os dados oferecidos pela inteligência artificial têm aproveitamento e acuracidade superiores a 90% e, por meio da tecnologia, é possível reduzir o tempo de pesquisa em loja de 15 para 2 minutos

Na prática, o reconhecimento por imagem funciona da seguinte forma:

  • Coleta: a pessoa promotora de vendas tira uma foto da gôndola e o sistema reconhece a imagem e reconhece padrões;
  • Processa: a inteligência artificial interpreta a imagem e transforma em dados com informações sobre presença, mix, share, concorrência e preço;
  • Envia: a tecnologia prepara o relatório completo para a sua agência de forma automatizada. Você só precisa executar, orientar os promotores e reportar as ações para a indústria. 

Em resumo, anote esses dados:

Com o Reconhecimento por Imagem a sua agência:

  • Reduz o tempo de coleta no PDV dos clientes de 15 para 2 minutos. O que permite que a sua agência tenha 87% mais de aproveitamento dos recursos humanos. Garantindo assim, que a equipe de promotores de venda conquiste pontos extras ou, ainda, possa atender mais lojas no roteiro. 
  • Garante uma precisão de dados de 88%, que é superior ao olho humano. Com isso, gera relatórios realmente estratégicos para os seus clientes;
  • Tem mais de 90% de dados aproveitados no PDV. Uma exatidão que permite que a sua agência tome decisões rápidas, em tempo real;
  • E ainda: a ferramenta está em constante evolução. E em uma das últimas atualizações, o sistema desenvolvido pela Involves permite que os promotores de venda façam a conferência e edição das informações analisadas pela inteligência artificial, aumentando ainda mais a agilidade e precisão dos dados enviados para o back-office.

Reconhecimento por Imagem na prática: o caso da Colgate-Palmolive e Danone Nutricia

Na edição de 2022 do Involves Experience, a maior experiência em trade marketing da América Latina, o tema reconhecimento por imagem e inteligência artificial para agências de trade marketing foi um dos mais debatidos durante os dois dias de evento. 

Com experiência em agência de trade marketing e, atualmente Data Analytics Manager da Colgate-Palmolive, Vinicius Machado, compartilhou um pouco dos resultados da marca ao utilizar o Reconhecimento por Imagem do Involves Stage. 

“Acredito muito que o principal ponto do trade marketing precisa estar no olhar com cuidado para os promotores de venda. Todos os mecanismos, agências, varejo, indústria e distribuidores precisam acompanhar esses profissionais. É essencial construir pesquisas que vão garantir fluidez nas lojas, oferecendo uma boa experiência. E quem faz isso é a indústria em parceria com a agência”, destaca Vinicius. 

A respeito desse ponto, o Data Analytics Manager destacou resultados expressivos que a Colgate-Palmolive teve ao aumentar a produtividade do time de promotores com o uso de inteligência artificial. 

Antes tínhamos seis horas de pesquisa por promotor. Com o Reconhecimento por Imagem reduzimos esse tempo em 75%. Dessa maneira os promotores passam mais tempo em loja conquistando pontos extras, fazendo reposições. O que mais queremos é que eles fiquem menos tempo com o celular na mão para responder pesquisas”, comenta.

Acompanhamento em tempo real

Como resultado da implementação do Reconhecimento por Imagens, a Colgate-Palmolive consegue acompanhar de perto o que acontece nas gôndolas.

Recebe em tempo real dados confiáveis sobre o preço, acompanha a evolução dos SKUs, entende quais estão vendendo mais e como estão as ações dos concorrentes. 

“Conseguimos direcionar as ações a partir das informações. Já tivemos muitos ganhos e estamos entregando uma experiência muito melhor para os promotores em loja”, complementa. 

A Colgate-Palmolive usa o Reconhecimento por Imagem em parceria com a agência POP, uma das agências do Programa de Agências Parceiras da Involves, que promove uma parceria de negócio para que as agências cresçam, conquistem mais clientes e possam retê-los com a ajuda da tecnologia e de uma equipe especializada em Trade Marketing.

“Cada vez mais a gente busca na POP como que a inteligência ajuda a operação a melhorar a execução. Essa sinergia é muito importante porque a operação se torne extremamente eficiente com o apoio da área de inteligência para que esta não seja apenas uma área de relatórios”, completa Rodrigo Torres, Market intelligence and innovation Director da Pop Trade Marketing.

O sucesso da Danone Nutricia com Reconhecimento por Imagem

A Danone Nutricia, cliente Involves com Reconhecimento por Imagem, também obteve resultados muito semelhantes ao utilizar o sistema. 

No início da pandemia de Covid-19, a Danone implementou o RI com o objetivo de cuidar das pessoas que estavam em campo, deixando-as menos tempo expostas nos PDVs.

A iniciativa que uniu a preocupação com o time com a tecnologia fez com que o projeto “cuidar das pessoas para as pessoas cuidarem do nosso negócio”, garantisse à Danone a conquista do iCare, entre 85 propostas submetidas globalmente.

Além deste reconhecimento, a Danone Nutricia ainda ampliou o gerenciamento de mix por canal, tamanho de loja, potencial de consumo e análise de concorrência. Tudo isso a partir da análise de dados em tempo real com o Reconhecimento por Imagens. 

Agência de trade marketing: gere os insights que a indústria precisa

Como mencionamos no início deste conteúdo, um dado sozinho não nos diz muita coisa. É por isso que, ao implementar inteligência artificial na sua agência de trade marketing, você eleva o nível de execução e estratégia com os clientes. 

Ao acompanhar com dados precisos tudo o que acontece no ponto de venda, a agência entrega relatórios muito mais precisos e elaborados com base em informações reais sobre o que acontece nas lojas. 

Esse diferencial de inteligência é determinante para que a indústria enxergue a sua agência além do operacional. Clientes do Reconhecimento por Imagem do Involves Stage recebem relatórios completos de maneira automatizada.

A partir do cruzamento de dados que o RI combinado com o Data Analytics fornecem às agências, fica muito mais fácil entender se os KPIs mais importantes para cada indústria estão sendo alcançados. 

CTA Infográfico KPIs do Trade Marketing

Imagine que, a partir dos insights e do histórico de presença, share e preço, é possível auxiliar a indústria na tomada de decisão para ações a curto, médio e longo prazo. 

Além disso, a agência de trade marketing consegue comprovar sua eficiência no ponto de vendas. Por exemplo, se os promotores conseguem fazer pesquisas em 2 minutos, tirando apenas uma foto, o tempo para conquistar pontos extras ou, até mesmo, atender a outras lojas, aumenta significativamente. 

Shopper no centro das decisões

O foco precisa estar na experiência dos consumidores. E é isso que a inteligência artificial vai garantir para a sua agência de trade marketing. 

Afinal de contas, colocar o shopper no centro de todas as estratégias também precisa ser uma preocupação da agência para que a indústria venda mais em cada varejista. 

O comportamento de compra dos shoppers muda de forma constante e, é por isso que se torna tão importante ter agilidade para mudar estratégias e entregar resultados. 

Ao contar com dados mais precisos do PDV, sabemos como está a execução e temos mais ciência sobre os pontos a aprimorar. Como consequência, também estaremos melhorando a experiência do cliente.

Com o Reconhecimento por Imagem, essa relação indústria-agência-varejo-shopper se conecta para uma jornada perfeita, focada no aumento do sell-out. 

A partir dos indicadores reais, as agências garantem condições precisas que permitem aos clientes economia e inteligência, que elevam a sua agência para além da operação. 

Lembre-se que para tornar a indústria mais competitiva no PDV você precisa contar com os dados precisos. Eles serão a base essencial para comprovar resultados com a agilidade que o trade marketing precisa. 

Você já tinha pensado sobre esse assunto? Conta pra gente nos comentários de que maneira você acredita que a inteligência artificial e o reconhecimento por imagem do Involves Stage podem se tornar os aliados perfeitos para a sua agência de trade marketing. 

CTA Reconhecimento por Imagem

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Teste de Título Publicidade 1

Um parágrafo sensacional para esta propaganda linda.

Reserve já :D

Siga meu canal :D

Aqui falamos de games e bitcoins

CTA chamativo

Soluções para o Varejo

Ver todos arrow_forward