Sumário
A agilidade na tomada de decisão é fundamental no sucesso das operações de trade marketing. Com Business Intelligence o trabalho se torna muito mais preciso e efetivo. O uso do BI no trade marketing para transformação de dados em indicadores efetivos foi o tema deste TradeCast.
Carlos Eduardo Grabois, head de promoções e merchandising da Santher, e Caio Pascoal, analista de BI da Involves, conversaram com o Pedro Galoppini, co-founder e CPO Involves sobre essa dinâmica e mostraram como o BI vai muito além de ferramentas, mas gera oportunidade de novos negócios.
Carlos, que tem mais de 20 anos de experiência em trade marketing e vendas em empresas nacionais e multinacionais, contou como o BI transformou os resultados da Santher:
“Gerou crescimento de 40% na nossa capacidade de execução. Antes do BI eram seis pessoas para fazer (com planilhas do excel) e as informações vinham só no mês seguinte à operação”.
TRADE ORIENTADO A DADOS
Os relatórios, que chegavam sempre 15 dias depois do fechamento do mês anterior, passaram a ser consultados online, no mesmo dia da operação, possibilitando ajustes de tudo que estiver fora do padrão com agilidade e eficiência.
Além disso, quebrou silos na companhia, integrou as áreas e trouxe benefícios e suporte interno para estratégia de preço, mix, região, canal e a visibilidade completa das vendas.
Caio também falou sobre como e por onde começar um trabalho de BI, em qual nível de profundidade entrar e como definir as prioridades. Assista a transmissão completa e confira em detalhes esse papo sobre BI e o futuro da inteligência de mercado!