Impulsione as estratégias de trade da sua agência

Criado em 5 de dezembro 5 min(s) de leitura

Última atualização em: 25 de janeiro de 2023, às 4:08 pm

Como melhorar a execução das estratégias de trade da sua agência - Involves Club

Se a sua agência de trade marketing vai além da gestão do time de campo e está sempre em busca da excelência na execução da estratégia dos seus clientes, saiba que você está no caminho certo para se tornar uma agência cada vez mais estratégica

Uma agência conectada com as tendências de mercado e tecnologias, tem a vantagem de oferecer serviços diferenciados aos seus clientes. Afinal, a utilização da Inteligência Artificial, de dashboards personalizados e do BI, por exemplo, permitem que a agência participe como protagonista das estratégias de trade marketing dos seus clientes. 

Pensando nisso, neste artigo, você vai descobrir como melhorar a execução das suas estratégias de trade marketing e descobrir como a C2C, agência parceria da Involves, implementou novas estratégias de execução para um dos seus clientes e, com isso, se tornou um case de sucesso, participando do Prêmio Involves 2022 – prêmio que reconhece as melhores ações de trade marketing entre indústrias e agências de trade marketing. 

Leia mais! 

O case de sucesso da C2C com uma multinacional francesa

Uma multinacional francesa – cliente da C2C e líder global em construção leve e sustentável – projeta, fabrica e distribui materiais e serviços para os mercados de construção e indústria. 

A estratégia de trade marketing da multinacional consistia em atrair clientes e gerar Sell- Out através da demonstração da aplicação de produtos no PDV e ações em lojas, sendo elas: eventos comemorativos, chute a gol, distribuição de brindes, carrinho de pipoca, entre outras. 

A C2C, por sua vez, tinha o desafio de aumentar os números dos indicadores de categoria e execução do cliente, gerando assim uma maior visibilidade dentro do PDV para o cliente.

A solução encontrada pela agência 

Tendo esses dois objetivos, a C2C utilizou o Involves Stage para mensurar e orientar quais produtos deveriam investir mais esforços nas ações de trade marketing no PDV. 

Assim, a agência desenvolveu um novo dashboard de BI (Business Inteligence) para acompanhar a operação. Além disso, as campanhas de incentivo dos promotores também foram atreladas a esses indicadores, com o objetivo de engajar a equipe na execução. A C2C também realizou treinamentos da equipe de campo para o uso correto do Involves Stage e input das informações.

Como resultado dessa estratégia, a multinacional obteve crescimento de 91% no número de ações realizadas e de 129% no número de demonstrações realizadas em um período de apenas 5 meses (entre março e julho). Além disso, realizou uma média de 10 ações e 10 demonstrações por colaborador, superando a meta de 8 ações. 

Essa melhoria expressiva da execução – e consequentemente do sell-out – só foi possível através da parceria entre a C2C e a Involves, por meio do monitoramento e coleta de dados no ponto de venda utilizando o Involves Stage, e do nosso Programa de Parceria para Agências

Para obter os resultados apresentados acima, a C2C trabalhou nas seguintes ações: 

  • Melhora no uso dos formulários de pesquisa; 
  • Aumento do portfólio de produtos cobertos; 
  • Treinamento de equipe para preenchimento correto das pesquisas na ferramenta; 
  • Criação de painéis de BI para ter mais visibilidade sobre a operação e ações de merchan.

Tendo realizado estas ações, a C2C focou seus esforços em coletar dados mais assertivos no PDV, criando painéis de BI com informações de valor para a tomada de decisão que, em conjunto com o entendimento do comportamento do shopper e ajuste da operação, refletiram em aumento do sell-out dos produtos da marca.

A importância de saber quais dados coletar e monitorar 

Como pudemos perceber, para que a estratégia de execução do seu cliente seja eficaz, é importante saber exatamente “o que” e “como”.

O que: quais dados devem ser monitorados. Para tal, é necessário conhecer o negócio do seu cliente, seus objetivos e visão de futuro, além de, é claro, conhecer os principais KPIs de trade marketing.
Como: ter conhecimento e domínio dos recursos que a ferramenta de trade marketing utilizada pelo seu time oferece, não somente para ter um uso mais eficiente, como também para entregar mais valor para os clientes finais da sua agência. 

Para isso, é importante: 

– Fazer as perguntas certas para que o time de campo ganhe tempo na execução e aumente a cobertura de PDVs;

– Criar alertas para o time de supervisão atuar prontamente em caso de problemas; 

– Atuar na resolução de problemas de campo de maneira mais eficiente, tendo uma ferramenta de trade marketing que forneça visibilidade em tempo real das ações realizadas.

É por meio dos dados que a sua agência entenderá o comportamento do shopper e poderá ter mais autonomia nas tomadas de decisão. 

O comportamento do shopper & a estratégia de execução 

Para que os seus clientes vendam mais é essencial colocar o shopper no centro de todas as estratégias e na lista de ações e prioridades de uma agência de trade marketing. 

Sabemos que o comportamento de compra do shopper não é uma constante e muda de acordo com diversos fatores (sazonalidade, datas comemorativas, praça, ponto, etc). Com isso, é ainda mais importante ter agilidade para alterar a rota e criar novas estratégias de execução que possibilitem entregar os resultados e alcançar as metas. 

É através dos dados coletados no PDV que a agência descobre se as ações estão sendo efetivas e consequentemente, a experiência fornecida ao shopper. 

Tendo mais conhecimento do shopper, é possível trabalhar de forma personalizada em diferentes ocasiões de compra, seja por rede, por PDV, por região ou, até mesmo, por tipo de loja – seja ela varejo, conveniência ou atacado e, assim, agregar mais valor ao seu cliente. 

Integração entre dados de sell-out e de execução no Involves Stage

A integração dos dados de sell-out e dados de execução no Involves Stage puderam,  ainda, otimizar o tempo do time em análises e proporcionar cruzamento de informações, possibilitando que a C2C apoiasse o cliente no alcance dos resultados apresentados.


A solução Involves Stage, nos ajuda muito facilitando a gestão estratégica, pois, além de ser uma ferramenta inovadora e completa, viabiliza a criação de formulários/pesquisas inteligentes, produtivas e de fácil execução para os times de campo. Em relação à análise dos dados, é possível acompanhar em real time com detalhes e objetivos de cada segmento facilitando a tomada de decisão.

Claiton dos Santos, Gerente de Inovação, BI e Tecnologia (C2C)

A partir da coleta e cruzamento de dados, torna-se ainda mais fácil verificar se os KPIs mais importantes para cada indústria estão sendo utilizados e conquistados. 

> Quer saber quais são os principais KPIs de trade marketing? Descubra aqui! 

CTA Infográfico KPIs do Trade Marketing

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Teste de Título Publicidade 1

Um parágrafo sensacional para esta propaganda linda.

Reserve já :D

Siga meu canal :D

Aqui falamos de games e bitcoins

CTA chamativo

Soluções para o Varejo

Ver todos arrow_forward