Quem aí não tem nenhuma dúvida com relação aos KPIs de trade marketing? Se você for uma dessas pessoas, por favor, quero uma aula! Não há dúvidas de que eles precisam estar presentes para comprovar o resultado do trade marketing, as ações que foram de encontro com o planejado e os pontos que precisam de melhorias. Por outro lado, como saber se o que você escolheu medir traz, de fato, as respostas que você procura?
Ao mesmo tempo em que são ingredientes que não podem faltar em nenhum planejamento, os indicadores de desempenho são responsáveis por muitas dores de cabeça por aí.
Olhando para o copo meio cheio, diria que a boa notícia é não precisar dedicar esforços para analisar uma interminável lista de KPIs. Os indicadores podem ser poucos, desde que sirvam como lanternas super potentes para iluminar o caminho da sua estratégia.
RESULTADO DO TRADE MARKETING: PARA ONDE OLHAR?
Para este infográfico, fizemos uma compilação dos principais indicadores de desempenho, aqueles que provavelmente merecem algum tipo de atenção para revelar se a sua operação está caminhando conforme as expectativas.
Para tentar minimizar as chances de confusão, separamos os KPIs em 5 grandes grupos:
- Pessoas
- Produto
- Preço
- Ponto de Venda
- Promoção
A inspiração veio dos 5 Ps do Marketing e, caso você queira uma abordagem mais aprofundada sobre cada um dos tópicos, temos um post dedicado a cada um deles aqui no Involves Club. Para acessá-los, clique nos respectivos links, abaixo:
- Promotores, shoppers e consumidores: indicadores relacionados à porção humana do nosso trabalho
- Indicadores de produto: mensurações indispensáveis para garantir uma jornada de compra sem atritos
- Estratégia de precificação: indicadores-chave para nunca mais errar no preço
- Promoções estratégicas: o que considerar para criar promoções que dão certo
- Estratégias no PDV: posicionamento, presença, formatos de gôndola e outros KPIs que não podem faltar
Para não esquecer nenhum detalhe, o infográfico funciona como um resumo dos tópicos abordados nesses conteúdos. Siga em frente para descobrir como a escolha dos KPIs corretos pode contribuir para o alcance de melhores resultados na sua operação de trade marketing!
Lembre-se que uma análise realmente válida depende de uma série de cruzamentos de dados. É preciso ter muita cautela durante a coleta e compilação desses indicadores para que estejam corretos e te ajudem a alcançar os objetivos traçados, sem correr o risco de basear as decisões em informações inconsistentes.
Nessas horas, contar com o apoio de uma tecnologia especializada ajuda muito na mensuração da efetividade das ações de trade marketing. O Involves Stage, por exemplo, é uma solução completa que envia dados em tempo real para o back-office, com destaque para os índices de assertividade dos reports. Para saber mais, solicite uma demonstração gratuita clicando abaixo: