
Um dos maiores desafios do varejo é ter certeza de que o que foi combinado com a indústria está sendo cumprido. E, a partir disso, como acompanhar o controle de visitas de promotores em loja efetivamente.
Outro ponto de atenção é conseguir saber quem dessas pessoas de fato mantém contrato empregatício com a indústria. Na outra ponta, também não é fácil para a indústria colocar sua equipe de promotores e demonstradores dentro das lojas.
Há uma série de exigências para a entrada de profissionais de campo no ponto de venda. Alguém responsável da rede define quais documentos são necessários e outra pessoa ainda homologa, aprova, esses documentos. Entre as principais exigências para que essa parceria seja realizada estão:
-
Carta de apresentação;
-
Contrato de trabalho com indústria, broker ou agência responsável;
-
Atestado de saúde, especialmente em setores que exigem cuidado, como perecíveis;
-
Documentos pessoais (RG, CPF e carteira de trabalho).
Além de todos esse papéis, há ainda outro procedimento conhecido de varejistas, especialmente supermercadistas, e promotores: os cadernos de registro que controlam dia e hora de entrada e saída de cada visita em loja. As anotações, manuais mesmo, servem para registro e consulta em caso de dúvidas ou problemas.
O problema é que não é nada digitalizado. As informações podem se perder facilmente, serem duplicadas, repetidas, ou até mesmo incompreensíveis, dependendo das condições do caderno e da caligrafia. É comum ouvirmos o relato de que se for necessário acessar algum registro mais antigo, perde-se muito tempo procurando.
Diante disso, como otimizar esse tempo e controlar o acesso de promotores de vendas ao varejo?
Qual a solução para essa gestão? É o que vamos te mostrar neste conteúdo!
Certificação de visitas e desempenho de promotores
Outro ponto que onera e dificulta o acompanhamento de visitas é a falta de integração e padrão desses registros e documentos. Cada rede exige um tipo de documento, de formatos e modelos diferentes.
São muitas pessoas envolvidas no processo. Do lado do varejo, responsáveis pela loja, na entrada e saída de funcionários, compradores. Do lado da indústria, além de promotores, esse trabalho impacta supervisores e vendedores também.
O ideal então é trabalhar com conexões inteligentes e colaborativas como propõe o Involves Doors, que possibilita, além da facilidade e segurança no acesso ao PDV, a visualização de acordos com redes de supermercados e outros varejistas, o gerenciamento da equipe de campo e a certificação do desempenho das visitas programadas.
Um dos módulos dessa solução é destinado a gestão de promotores e demonstradores, com foco em mercados de autosserviço (para lojas de até quatro check-outs e para redes com mais de quatro lojas), farmácias e drogarias, além de lojas de conveniência.
Mais segurança em tempos de pandemia
Em tempos de pandemia, esse controle mostra-se ainda mais necessário. Os desafios são muitos e o uso de ferramentas de tecnologia inteligentes é essencial.
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) prevê que o uso da tecnologia será cada vez mais presente no varejo em todo o país. Outra mudança esperada é que compradores estarão cada vez mais preocupados em comprar em locais que respeitem as medidas de segurança.
Acompanhar a rotina e os espaços visitados por promotores em loja, além de responder a incerteza do cumprimento de acordos entre indústria e varejo, ajuda na segurança e saúde dos profissionais envolvidos, assim como de toda clientela daquele PDV.
É uma solução aliada para também conter e ajudar no controle da propagação do vírus. Possibilita varejistas a realizarem o chamado contact tracing, a fim de rastrear os locais visitados por promotores em uma eventual contaminação. Dentro da loja e em diferentes redes, um controle efetivo e integrado.
Conexões inteligentes para varejo e indústria
O Involves Doors, produto da Involves, que já desenvolve soluções para trade marketing como o Involves Stage, é disponibilizado com objetivo de apoiar cada vez mais a colaboração, desenvolvimento e fortalecimento das relações entre indústria e varejo.
É uma ferramenta com inteligência artificial para controle e redução de rupturas que também faz o controle de visitas de promotores da indústria nas redes varejistas. A tecnologia ajuda vendedores e compradores a alinharem seus ritmos e atingirem melhores resultados no dia a dia.
O primeiro módulo disponível é destinado a gestão de promotores e demonstradores dentro das lojas, durante a visita e execução no ponto de venda, mas o produto completo ainda permite:
- Compartilhamento de dados
- Fornecimento de um CRM com dados ativáveis
- Gestão de tabloides e outras mídias
- Montagem e controle de Joint Business Plan
- Gestão de pontos extras
- Auditorias de planogramas e identificação de rupturas
Nesses tempos de cuidado redobrado funciona como um aperto de mão digital selando o acordo previamente estabelecido.
A indústria é incluída em um acordo pela pessoa responsável pela compra que lhe atende na rede, recebe digitalmente o convite para fazer o cadastro, aprova o acordo, cadastra promotores e outras pessoas que apoiam a execução do acordo, como supervisor de merchandising e agência de promotores, por exemplo, e depois acompanha as visitas.
Para a equipe de campo, a pessoa incluída no acordo recebe um e-mail com instruções de como baixar o aplicativo e fazer o cadastro. Em seguida, pelo app mesmo, consegue verificar quais redes liberaram acesso e quais ainda estão pendentes. Nas redes liberadas, basta procurar o responsável pelo controle de acesso de promotores na entrada e fazer o check-in.
Depois de todas essas soluções, que trazem mais agilidade para as ações, precisão e segurança para analisar resultados, tá na hora de aposentar os caderninhos né?
Elimine a papelada! Valide a permissão de acesso nos PDVs, registre digitalmente os acordos e histórico e dê visibilidade para sua estratégia. Se você já passou por alguma dessas dores listadas aqui, compartilhe com a gente.
Queremos te ouvir também!