Como descobrir os principais pontos de contato com o cliente?

Criado em 29 de setembro min(s) de leitura

Última atualização em: 24 de janeiro de 2023, às 7:48 pm

ponto de contato com o cliente

Você já encontrou o termo PDC ou ponto de contato com o cliente? A nomenclatura se faz valer por dois grandes atributos dos novos PDVs: informação e interatividade ditam a experiência que o shopper vivencia e tornam a venda, propriamente dita, em apenas mais uma etapa da jornada de compra.

Atualmente, a compra pode passar por diferentes etapas durante o processo de decisão do shopper. Para quem adota a estratégia omnichannel, existem canais diferentes a serem explorados: aplicativos, lojas físicas, lojas online, vendas por telefone, entre outros.

O ponto de contato com o cliente está no radar dos varejistas e das indústrias. Ambos saem em busca de novas tecnologia que agreguem praticidade e conforto à sua operação.

Algumas novidades apresentadas na LATAM Retail podem fazer toda a diferença para varejistas e para o shopper. Para apresentar o essas tecnologias dividimos esse texto em dois tópicos: primeiro. vamos falar sobre a gestão de produtos em loja.

O CONTROLE DO PONTO DE CONTATO COM O CLIENTE

O reconhecimento de imagem é uma solução que contribui para análises de performance em tempo real no ponto de venda. Um recurso ainda distante da realidade do mercado brasileiro, mas que pode representar a evolução das coletas nos PDVs.

Conversamos com o consultor regional da empresa Trax Retail, Denis E. Goldshmidt, que nos explicou como a ferramenta funciona.

Outra solução que estará à disposição das marcas são as etiquetas inteligentes, que contam com sistemas de Identificação por Radiofrequência (RFID). Elas possibilitam que todas as informações referentes ao produto sejam armazenadas a partir de um chip. 

É uma evolução do código de barras que permite customização, de acordo com as necessidades de cada cliente. Os principais ganhos são o maior controle e a rastreabilidade dos produtos, monitorados do estoque até a venda.

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E EXPERIÊNCIA

O segundo ponto positivo ao aderir uma solução tecnólogica para o ponto de contato com o cliente é a informação. Ou melhor, como a algumas soluções pode atender facilmente a demanda de informação.

Uma das soluções que conhecemos durante a LATAM foi a vitrine digital e interativa. A demonstração foi oferecida pela Marco Consultora. Desenvolvido em parceria com um de seus clientes, a Vulcabras|Azaleia, e apoiada nos critérios de exposição e experiência de compra do consumidor, o painel  apresenta informações sobre os lançamentos da Olympikus. 

Quando interage com a vitrine, o consumidor pode assistir à vídeos e interagir com o produto exposto.

A Marco também utiliza os óculos de realidade virtual para aumentar a aderência ao ponto de contato. A experiência é uma possibilidade de envolver o shopper no universo do produto.

A partir de um código impresso em blocos na vitrine, o cliente ou o vendedor podem escaneá-lo no momento da compra. Ele faz com que o objeto apareça na tela e permite interatividade do usuário. Por exemplo: no caso de um notebook, é possível abrir a tela, girar o produto, ter a noção real de espessura e entender melhor como ele funciona.

INTEGRAÇÃO

Todas as ações, seja em questão de controle de mercadorias no PDC ou em ferramentas de exposição do produto, vão influenciar o planejamento de trade marketing a partir da mensuração. Ou seja, retomando o que o Denis Goldshmidt comentou na entrevista no início desse post, é necessário integrar todos os resultados ao sell-in e sell-out da operação.

Uma ferramenta de coleta de dados e de análise das informações, como o Involves Stage, é uma base extremamente necessária para isso.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Conheça a nova solução para Pontos Promocionais do Involves Doors!

Evite o overbooking de espaços e aumente as vendas dos seus PDVs!

Saber mais

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward