Em meio a tantas opções de produtos e marcas disponíveis, é fundamental que indústria e varejo encontrem formas de se destacar e atrair a atenção dos shoppers. Nesse sentido, as gôndolas se tornam extremamente valiosas. A exibição de produtos nos PDVs é cuidadosamente planejada e os pontos extras são locais ainda mais valiosos, pois geram ainda mais pontos de contato com o shopper.
O fato desses produtos estarem expostos, visualmente, aumenta a chance de compra. Para se ter uma ideia, 10 dos 11 milhões de receptores do nosso corpo (mais de 90%) são especialmente dedicados à visão. Uma das estratégias de trade marketing mais eficazes nesse sentido é o uso de pontos extras e pontos promocionais no PDV.
O poder do ponto extra
Quando falamos em ponto extra, é comum que o varejo e a indústria utilizem aquele local para realizar ações promocionais específicas. Os pontos extras podem comunicar promoções imperdíveis, de forma nada discreta, para aumentar o giro de um produto, promover ações de cross merchandising ou comunicar uma oferta.
Assim, esses espaços adicionais dentro do ponto de venda, que podem ser prateleiras adicionais, displays, expositores ou outras formas criativas de apresentação dos SKUs. aumentam a visibilidade e a disponibilidade dos produtos
O objetivo do ponto extra, além de atrair a atenção dos consumidores, é aumentar o volume de vendas e maximizar o retorno sobre o investimento em trade marketing. Isso é particularmente importante em momentos de grande concorrência, quando as empresas precisam se destacar para conseguir maior share de mercado.
Ao utilizar pontos extras no PDV,é possível testar novos produtos ou estratégias de marketing, avaliando o desempenho das vendas em diferentes pontos e ajustando suas estratégias conforme os resultados.
Porém, o grande desafio que o varejo possui está em realizar a gestão desses locais em todas as lojas.
> Leia mais: Como realizar a gestão do ponto de venda
Como funciona a gestão dos pontos extras e promocionais
A gestão e auditoria dos pontos extras e promocionais no Varejo, de forma geral, é feita de forma manual, via WhatsApp e planilhas de Excel. Essa prática, porém, não é sempre confiável, nem garante que o ponto tenha sido executado. Outra desvantagem é o risco de comercializar de forma duplicada um mesmo ponto extra. Esse erro é comum por conta da falta de um controle automatizado desses acordos comerciais e pode gerar atritos com a indústria.
Por fim, há ainda a desvantagem de perdas financeiras para o varejo, já que não há uma gestão confiável que garanta a correta comercialização dos pontos e consequente sell-out dos produtos promocionais nesses locais tão valiosos. Recapitulando, a gestão manual dos pontos extras e promocionais gera:
- Falta confiabilidade pelo uso de WhatsApp e planilhas manuais
- Atrito com a indústria
- Risco de comercialização duplicada do ponto
- Perdas financeiras pro varejo