5 estratégias para a performance da equipe de campo

Criado em 18 de abril 6 min(s) de leitura

Última atualização em: 2 de fevereiro de 2023, às 7:53 pm

5 estratégias-para-melhorar-a-performance-da-equipe-de-campo Involves Club

Para garantir o sucesso das estratégias de trade marketing, é necessário que a equipe de campo  possa desempenhar o seu trabalho da melhor forma, e muito disso depende de uma boa gestão das equipes externas. 

Os promotores de vendas, por exemplo, não são apenas repositores de produtos, mas sim agentes estratégicos que estão diretamente ligados aos resultados da operação. Isto é, colaboram com as vendas e fazem com que o que foi planejado pela indústria seja colocado em prática.

Por esta razão, as empresas precisam estar cada vez mais atentas à sincronia das ações entre os gestores, coordenadores e promotores. 

Gerir equipes externas envolve uma grande dedicação dos gestores, a fim de estabelecer um padrão para o trabalho, mantendo as pessoas motivadas e produtivas, reduzindo a taxa de turnover e alcançando o objetivo principal, que é a execução perfeita.

> Leia também: Como reduzir o turnover em equipes terceirizadas

Veja a seguir 5 dicas estratégicas para melhorar a performance das equipes de campo e ajudá-las a otimizar seu trabalho no PDV.

1. Planeje e organize processos 

O planejamento é o passo mais importante para iniciar o gerenciamento de uma equipe de campo. Passar orientações e delegar funções quando existe o distanciamento torna-se fundamental para que as pessoas tenham em mente quais são os objetivos e metas que precisam alcançar.

Promotores de vendas são responsáveis por coletar dados importantes que ajudam a manter a organização e reposição de produtos nas gôndolas, como informações de estoque, ruptura, precificação, presença e análise da concorrência.

Para isso, o time de campo  precisa executar um checklist de tarefas e passar todas as informações à pessoa responsável pela coordenação, para que ela acompanhe tudo o que está acontecendo em campo.

Planejar faz com que as tarefas externas tornem-se mais produtivas, tendo em vista que não há a presença de um/a gestor/a ou supervisor/a para monitorar as ações.

O planejamento serve para evitar a sobrecarga das equipes, ao mesmo tempo, em que evita que trabalhem abaixo do ritmo necessário.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a organização dos processos. O tempo é um ativo valioso, por isso precisa ser otimizado. 

Organizar os processos faz com que cada promotor/a tenha o seu cronograma de atividades, sua rota específica de visitas e prazos a cumprir. A ideia principal é que a equipe em campo receba todas as informações necessárias para executar, sem precisar perder tempo.

2. Treine sua equipe de campo

A execução perfeita é essencial para o sucesso no PDV. É fundamental garantir a disponibilidade de um produto no momento certo, que é quando o shopper precisa dele. 

Este processo vai desde a distribuição das tarefas da gestão para a equipe de campo, até a sua execução no ponto de venda. Quando todo o processo é eficaz, temos a execução perfeita.

Para isso, é importante que o time de campo seja treinado para agir de forma rápida e assertiva, garantindo que as ações necessárias sejam feitas no momento certo.

O trabalho externo exige que a equipe conheça todos os processos. Além dos treinamentos técnicos e operacionais que são diretamente relacionados à execução de seu trabalho e ao uso de ferramentas de apoio, é importante investir em treinamentos estratégicos.

Treinamentos sobre os produtos da empresa e capacitação para atendimento ao consumidor com foco em vendas também são necessários, bem como visão de trade marketing. Um profissional  bem treinado faz um trabalho muito melhor.

E este trabalho vai muito além da reposição das gôndolas. Ao serem capacitados, os profissionais promotores podem atuar como consultores de vendas e contribuir para promover ainda mais os produtos e a marca.

3. Use a tecnologia para auxiliar no cumprimento de rotas e visitas

O trabalho da equipe de campo  começa desde o momento em que ele sai de casa. O deslocamento e a distância devem ser levados em consideração na roteirização das visitas, e sua ordem deve basear-se nos pontos de vendas que devem ser visitados no dia.

Usar a tecnologia para que equipes externas desempenhem seu trabalho com mais autonomia e de forma automatizada são formas de incentivá-los a exercer seu trabalho da melhor forma, trazendo resultados positivos.

Ninguém quer que as equipes externas percam tempo no trânsito, certo? Funções como roteirização de visitas são facilmente traçadas utilizando o Involves Stage, por exemplo. Outro ponto importante, é que o aplicativo permite saber se a visita foi efetivada, já que usa a função de check-in por meio da geolocalização.

Através de informações enviadas pelo promotor diretamente do PDV pelo aplicativo, o sistema consegue compilar e analisar dados e fazer a mensuração de resultados. No dia a dia, alguns benefícios em usar este tipo de software são:

  • Monitoramento de visitas e cumprimento de planogramas; 
  • Comunicação em tempo real com supervisores;
  • Alerta de tarefas que devem ser executadas;
  • Armazenamento seguro de informações da empresa;
  • Possibilidade de realização de operações básicas em modo offline;
  • Otimização do tempo de trabalho;
  • Avaliação do que está acontecendo em tempo real.

>> Como o uso de um aplicativo pode facilitar a gestão de equipes?

4. Use ferramentas para mensurar indicadores de cada PDV

Um dos pontos mais complexos dentro do trade marketing é o acompanhamento das ações feitas no PDV e mensuração dos resultados. De maneira geral, a maioria dos gestores não consegue chegar presencialmente na ponta da operação

Ou seja, quem vai coletar os indicadores diretamente do ponto de venda para alimentar as estatísticas e enviar aos coordenadores são as equipes que fazem o trabalho de campo.

Ferramentas de trade marketing auxiliam na aproximação dos promotores e coordenadores, otimizando funções e aumentando a produtividade. 

Dessa forma, o gestor tem dados mais precisos, graças a ferramentas que possibilitam o envio destes dados diretamente do PDV. Assim, pode tomar decisões relacionadas a equipe de campo de forma rápida e objetiva.

Utilizando as ferramentas certas, os profissionais promotores atuam como mapeadores, coletando os dados importantes que podem ser analisados para direcionar o desempenho das ações de trade marketing. 

Este monitoramento ajuda a equipe a cumprir suas metas e garante que a empresa alcance seus objetivos.

5. Engaje a equipe através de ações de incentivo de vendas 

Sabemos que equipes são feitas de pessoas. Por isso, é tão importante valorizar o trabalho da equipe de campo, oferecendo também prêmios, recompensas e reconhecimentos. 

Treinamentos, diálogos e direcionamentos são importantes, mas são as metas e gratificações que dão o norte para os promotores. Afinal, o sucesso de uma estratégia de trade marketing só é possível quando há êxito no trabalho das equipes de campo.

É importante valorizar as pessoas que representam sua marca no PDV e isso pode ser feito através do incentivo de vendas. 

Através de soluções como a Sellers, é possível engajar equipes externas, fazendo o acompanhamento das campanhas de incentivo de vendas criadas pelos gestores. Mais do que uma plataforma, o software oferece às empresas um sistema inteligente, que estimula os profissionais a atingirem suas metas.

Quer dicas de como melhorar a gestão da sua equipe de trade marketing? Baixe o nosso eBook gratuito clicando no link abaixo e receba dicas infalíveis para melhorar cada vez mais a gestão de pessoas.

[eBook] 10 passos infalíveis para a gestão da equipe de trade marketing

[Club PT] CTA eBook 10 passos para gestão de equipe de trade marketing

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Inteligência artificial para o varejo com Involves Doors

Controle o abastecimento, minimize perdas e aumente o faturamento das suas lojas.

Agendar demo

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward