Sumário
Entenda por que o shopper também deve ser lembrado neste dia do consumidor.A criação do dia do consumidor no dia 15 de março deu-se pela proteção e lembrança dos direitos de quem consome algum tipo de produto ou serviço.Mas, além disso, é importante que as indústrias e lojas mantenham o compromisso de conhecer e cumprir todas as leis que protegem os seus consumidores.Foi o ex-presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, que em 1962 resolveu instaurar um manifesto de proteção aos interesses dos consumidores americanos.
OS 4 DIREITOS FUNDAMENTAIS DE JOHN KENNEDY
- Direito à segurança
- Direito à informação
- Direito à escolha
- Direito à ser ouvido
Em 1985, após 23 anos do manifesto do ex-presidente americano e inspirada por sua iniciativa, a ONU instituiu o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, seguindo as Diretrizes das Nações Unidas, legitimando e reconhecendo internacionalmente a data criada por Kennedy.
COMO É O DIREITO DO CONSUMIDOR NO BRASIL?
A Lei nº 8.078, que entrou em vigor em 11 de março de 1991, criou o Código de Direito do Consumidor para garantir os direitos dos consumidores em todo o território nacional.Após a criação do Código de Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção de Defesa do Consumidor (PROCON) com presença assegurada em todos os municípios do Brasil.A missão do PROCON é mediar os consumidores e fornecedores, em caso de conflitos. Sempre que precisar de auxílio, entre em contato com o PROCON de sua localidade.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE CONSUMIDOR E SHOPPER?
O consumidor é quem consome o produto, independente de ter sido ele quem efetua a compra ou não.Já o shopper, ao contrário do consumidor, é quem toma decisões no ponto de venda no momento de decisão da compra.Podemos dizer que o shopper é quem compra o produto ou serviço para o desfrute de um consumidor ou, ainda, que o shopper pode ser o consumidor se ele comprar algo para consumo próprio.
POR QUE O SHOPPER É TÃO IMPORTANTE?
A melhor forma de garantir a satisfação do consumidor em sua plenitude é atendendo às demandas do shopper. É ele quem avalia criteriosamente o custo/benefício da compra.O shopper conhece o consumidor como ninguém, sabe suas peculiaridades, desejos e vontades. Por isso é importante conhecer o shopper para uma comunicação mais assertiva diminuindo, assim, a dificuldade na hora das vendas.E para entender melhor o perfil do shopper e as diretrizes que devem ser consideradas na execução, confira o eBook do Clube:
[eBook] O Futuro do E-commerce é OFFLINE
Uma revolução na decisão do shopper vai reformular o e-commerce