Como se destacar da concorrência no trade marketing: estratégias para conquistar o shopper

Criado em 24 de abril 2 min(s) de leitura

Última atualização em: 24 de abril de 2024, às 12:57 am

Entender como se destacar da concorrência no trade marketing é essencial para impulsionar o sell-out e dar visibilidade aos produtos no ponto de venda. Mas esse processo pode ter seus desafios, afinal, é necessário entender os concorrentes, o comportamento dos shoppers e identificar as melhores oportunidades.

Neste artigo vamos abordar ações específicas para compreender melhor a concorrência e conquistar o shopper.

#1 Conheça a concorrência

É crucial estar ciente das estratégias e ações da concorrência. Isso envolve verificar os preços praticados, analisar as ações promocionais, acompanhar os lançamentos de produtos e monitorar o abastecimento nos PDVs.

Essas informações podem garantir que a sua oferta e ações sejam competitivas, ajudando a identificar oportunidades e ameaças, permitindo ajustes para manter a relevância no mercado.

#2 Planejamento de ações de trade marketing

O planejamento é a base para o sucesso no trade marketing. Envolve diversas etapas, desde o estudo da concorrência até a definição de objetivos e KPIs relevantes. Ter esse planejamento bem estabelecido é o que efetivamente possibilitará avaliar o sucesso das ações.

Um planejamento sólido orienta a execução, garantindo que cada ação esteja alinhada com os objetivos estratégicos da marca. Você pode ler mais sobre esse assunto no artigo completo sobre planejamento de trade marketing.

#3 Execução eficiente

A execução eficiente é fundamental para conquistar o shopper no PDV. Isso inclui desde uma boa avaliação do mix de produtos e canais que serão trabalhados em cada estabelecimento, até o cumprimento das estratégias de exposição, garantindo a disponibilidade de estoque para evitar rupturas.

Uma boa execução a forma mais efetiva de conquistar a atenção do shopper e impulsionar o sell-out.

#4 Relacionamento com varejistas e distribuidores

Manter um relacionamento próximo com varejistas e distribuidores pode fazer toda a diferença no sucesso da sua estratégia. Estabelecer vínculos sólidos com esses parceiros garante uma execução eficiente das estratégias no PDV.

Os promotores desempenham um papel importante nesse aspecto, atuando como intermediários entre a marca e os varejistas.

#5 Uso eficiente de dados

Os dados coletados no PDV são extremamente valiosos para a tomada de decisões, afinal o uso eficiente dessas informações é provavelmente o maior diferencial de uma estratégia assertiva. A coleta de dados eficiente e de qualidade permite uma compreensão mais profunda do comportamento do shopper e das tendências de mercado.

O Reconhecimento por Imagem do Involves Stage, por exemplo, facilita a coleta rápida e precisa de dados, permitindo análises detalhadas e adaptações estratégicas em tempo real.

Porém, mais do que coletar dados, é fundamental fazer análises aprofundadas dessas informações, identificando oportunidades e ajustando a execução conforme necessário.

Se você quer se aprofundar no assunto, o ebook “Guia de execução para Gestores de Trade Marketing” oferece insights valiosos e dicas práticas para impulsionar os resultados no PDV. Baixe agora e dê o próximo passo para o sucesso no trade marketing.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Mais tempo em loja e menos tempo em deslocamento!

Conheça a nova solução do Involves Stage para roteirização inteligente de promotores.

Saber mais

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward