Como ser uma agência de trade estratégica

Criado em 8 de setembro 4 min(s) de leitura

Última atualização em: 25 de janeiro de 2023, às 4:33 pm

Como ser uma agência de trade marketing estratégica Involves Club

Extremamente importante para a indústria e o varejo, o trade marketing é uma área em amplo crescimento no Brasil e no mundo. 

Com o desenvolvimento de indústrias e produtos sendo criados a cada dia, tornou-se ainda mais essencial saber como posicionar e oferecer corretamente para o shopper os produtos no PDV.

Nesse sentido, as indústrias amadureceram e ampliaram suas estruturas de trade marketing e passaram a contar – de forma total ou híbrida – com agências de trade marketing para executar suas estratégias de trade marketing e posicionar corretamente seus produtos no mercado. 

A agência de trade marketing, por sua vez, é responsável por fornecer o suporte que a indústria precisa, que pode incluir desde a realização de visitas da equipe de campo, passando pela execução, até a criação e implementação de estratégias para aumentar sua visibilidade de marca nos PDVs atendidos, contribuindo ativamente para o aumento de sell-out. 

Essa ampla oferta de serviços faz com que as agências se dividam em três grandes focos de atuação, sendo eles: operacional, tático e estratégico.

Neste artigo, falamos especificamente sobre como ser uma agência de trade marketing estratégica. Leia mais! 

O que faz uma agência de trade marketing estratégica 

Quando falamos nas diferenças entre as agências de trade marketing operacionais, táticas ou estratégicas, é importante ressaltar que a principal característica de uma agência de trade estratégica está em trabalhar com foco e eficiência o triângulo do trade marketing: produtividade, execução e inteligência.

Assim, uma agência de trade marketing estratégica irá trabalhar no planejamento e em um plano de ação para executar a estratégia de trade marketing da indústria, fazendo que com tanto os objetivos de vendas, quanto de marketing e de trade marketing sejam atingidos. Conte com a Involves como parceiro de negócio para a sua agência crescer, conquistar mais clientes e retê-los por mais tempo, conheça o Programa de Parceria Involves.

> Uma agência de trade marketing estratégica atua com uma visão de negócios, direcionada e impulsionada por dados. 

Por que ser uma agência de trade marketing estratégica? 

A importância de ser uma agência de trade marketing estratégica está, principalmente, no fato de que muitas indústrias mais maduras e bem posicionadas no mercado estão em busca não apenas de uma equipe externa de trade marketing, mas também de poder contar com a experiência e conhecimento dessas agências para a tomada de decisão. 

Além disso, a indústria tem amplo interesse em contar com o acesso e uso de ferramentas e soluções de trade marketing que somente as agências mais estratégicas podem oferecer. 

Por exemplo: Seu cliente final compartilha com a sua agência, as dores e desafios que tem enfrentado para fornecer uma melhor experiência ao shopper. Em troca, espera que a agência colabore para solucionar tais questões ao fornecer relatórios, insights e estratégias para melhorar a operação na ponta. 

A união entre conhecimento + equipe + tecnologia é uma das principais vantagens e diferenciais das agências de trade marketing estratégicas.

Outro ponto positivo é que conforme a sua agência de trade marketing se torna mais madura, tecnológica e estratégica, maiores serão as chances de ampliar sua carteira de clientes finais que remuneram melhor a agência. 

Quais são as características das agências com perfil estratégico 

Uma agência de trade marketing estratégica é uma agência 360 na entrega de serviços. Isso significa que realiza desde a gestão do time de campo, passando pela execução no PDV, até a construção de estratégias de melhoria da operação junto aos clientes, atendendo a necessidade do shopper de forma personalizada, em diferentes ocasiões de compra. 

Além disso, geralmente, uma agência estratégica também: 

✔ Busca entender os objetivos, desafios e oportunidades da indústria para atuar de forma mais assertiva; 

✔ Faz auditoria das coletas de dados para garantia de confiabilidade e eficiência nas análises; 

✔ Utiliza sistemas para gestão das informações e ações nos PDVs, tais como Business Intelligence (BI), Data Integration (DI), roteirização inteligente e Reconhecimento por Imagem (RI); 

✔ Entrega inteligência de dados e mercado: coleta, análise e proposta estratégica; 

✔ Monitoramento ativo da equipe de campo para melhoria da execução na ponta. 

Vantagens de ser uma agência de trade marketing estratégica 

Se você se identificou com os motivos e características de se tornar uma agência de trade marketing mais estratégica, descubra também quais são as principais vantagens em trabalhar nessa frente de atuação: 

  • Mais clientes: agências de trade marketing estratégicas conquistam mais e melhores clientes; 
  • Economia de tempo e recursos: ao utilizar o planejamento e a tecnologia a seu favor, a agência foca no que realmente traz valor para ela e seu cliente final; 
  • Decisões e planejamentos mais assertivos: as decisões tomadas pela agência e seus clientes deixam de contar com achismos e passam a ser facilmente auditáveis, como estabelecimento de KPI’s e aplicação da metodologia de Loja Perfeita, por exemplo; 
  • Agregar valor aos serviços da agência: ao se posicionar de forma estratégica, a agência cria diferenciação frente à concorrência, o que também se reflete em ganhos de margem e receita para o negócio;
  • Entendimento sobre shoppers, hábitos de consumo no PDV, segmentação e mix de produtos: mais conhecimento sobre o mercado e posicionamento; 
  • Dados precisos em relatórios: relatórios em tempo real que permitem tomar decisões e ajustar a estratégia com rapidez e eficiência. 

A tecnologia como aliada estratégica para a agência de trade marketing

Tão importante para a agência quanto saber planejar e executar as ações de trade marketing, é utilizar as ferramentas e a experiência necessária para interpretar os resultados das campanhas.

Por meio da tecnologia, é possível apoiar os seus clientes finais a ter clareza dos pontos de melhoria e gargalos da operação em campo e, com isso, manter a liderança de mercado. 

Pensando nisso, falamos mais sobre essa História de Sucesso da Involves & Marco Marketing Consultants. 

Para essa parceria ser um sucesso, a Involves foi fundamental como parceira de negócios para simplificar a coleta das informações da agência a fim de comprovar a veracidade das informações para gerar recomendações mais assertivas, operações mais eficazes e clientes mais satisfeitos. 

> Acesse e confira: involves.com/cases/agencia-marco

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Teste de Título Publicidade 1

Um parágrafo sensacional para esta propaganda linda.

Reserve já :D

Siga meu canal :D

Aqui falamos de games e bitcoins

CTA chamativo

Soluções para o Varejo

Ver todos arrow_forward