A quem você recorre quando precisa rever a efetividade da operação do seu time de campo? Que tal ter essa conversa com um consultor de trade marketing?
O Involves Club conversou o Arthur Fabris, consultor de sucesso na Involves que, atualmente, atende agências de diversos formatos e dimensões, para entender melhor o impacto desse profissional na rotina das operações.
Nosso objetivo era entender a rotina e as atribuições do profissional que atua na mesma área que o Arthur, mas a conversa rendeu mais que imaginávamos: aproveitamos o tema, que passa por indicadores de sucesso e as maiores vitórias do Arthur, e gravamos o piloto do nosso podcast.
Confira este material exclusivo agora:
O CONSULTOR DE TRADE MARKETING EM AÇÃO
Tudo começa na gravação do case de sucesso da Bombril. As entrevistas são captadas no QG da empresa e o material bruto chega até a Involves para decupagem alguns dias depois. Um trecho, em especial, é o gancho para o post que você lê agora:
Nós sabemos que os desafios da Priscila não são únicos: muitos líderes de equipe são pressionados por resultados e a ambição contínua de superar desafios nunca alcançados. Algumas dezenas, chegam até o consultor irritados, insatisfeitos e desacreditados.
Mas aí vem o primeiro contato, quando o consultor de sucesso registra atentamente os pontos positivos e negativos percebidos no planejamento. Segundo Arthur, construir resultados sólidos esbarra em dois obstáculos que o mercado brasileiro ainda luta para quebrar: a falta de empoderamento do trade marketing nas empresas e a escassez de profissionais qualificados neste mercado.
COMO REVERTER ESTE CENÁRIO
Da primeira conversa, que normalmente se estende por horas, é obtido o plano de ação que será executado durante o projeto. Os objetivos, normalmente, são os mesmos: comprovação do trabalho e presença do promotor, execução correta do que foi planejado e aumento da lucratividade.
Para cumprir com esses objetivos, o primeiro passo será convencer o gestor de que é preciso guiar o promotor de maneira correta e com o apoio de um guia de execução. A partir daí, o trabalho é edificado aos poucos, até chegar às campanhas de incentivo.