[eBook] Sortimento de produtos: como ter sucesso no PDV

Criado em 22 de janeiro 2 min(s) de leitura

Última atualização em: 26 de janeiro de 2023, às 2:17 pm

Definir sortimento de produtos. Taí uma dúvida bastante comum para quem trabalha com trade marketing. Muita gente se pergunta por que é importante olhar para esta questão. E, principalmente: será que é mesmo possível chegar ao sortimento ideal?

Pensando em todos esses questionamentos, preparamos um e-book completo que vai responder questões como:

  • O que é sortimento de produtos, afinal?
  • Mix e sortimento: tem diferença?
  • Para que serve o sortimento de produtos?
  • Tem como definir o sortimento ideal?
  • Qual é a relação com gerenciamento de categorias?
  • Quais indicadores acompanhar?
  • Análise de sortimento: o que a tecnologia faz por você?

Para tirar todas as suas dúvidas sobre como definir sortimento de produtos, faça o download do conteúdo em PDF clicando no botão abaixo. 

Ou, se preferir, continue a leitura para ter uma contextualização mais completa antes de embarcar de vez no e-book. Depois, é só clicar aqui:

Faça o download do e-Book

 

DEFINIR SORTIMENTO DE PRODUTOS: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO

Antes de mergulhar de cabeça no e-book, talvez você queira um pouquinho mais de contexto. Se for esse o caso, que bom te ter comigo por aqui!

Bom, para adiantar, devo dizer que uma estratégia por canais é fundamental para a definir sortimento de produtos. Isso vale para qualquer segmento de atuação e qualquer tipo de PDV.

A decisão sobre quais itens devem ser disponibilizados nos canais de venda é tomada em conjunto. Para dar certo, é essencial que as duas partes envolvidas na transação, fabricantes e varejistas, trabalhem em equipe.

E mais: determinar quais produtos da marca colocar em cada PDV tem tudo a ver com entender o perfil de compra de clientes do varejo.

Deixa eu trazer uma ideia mais visual, vem cá.

Pense em um atacarejo e um mercadinho de bairro, uma loja de departamentos e um comércio de rua, ou então um home center e uma loja familiar de vizinhança.

Agora, faça um comparativo entre elas. Quais são as diferenças considerando:

  • Formato de loja?
  • Localização?
  • Público?
  • Preço?
  • Variedade de produtos?

Não é preciso ir muito longe para perceber que existem muitas distinções entre uma e outra.

É aí que começamos a falar sobre a importância de definir sortimento de produtos. Assim como cada PDV tem um formato, cada tipo de produto atende uma necessidade de consumo. Tudo depende do problema que shoppers precisam resolver em determinado momento.

Se você vai dar uma festa em casa, custo-benefício talvez seja uma questão decisiva na hora da compra. O foco está em quantidade, economia e embalagens maiores. Um atacarejo teria mais chances de resolver esse problema do que o mercado do Seu João, que fica na esquina de casa.

Ao contrário, se durante a festa você percebe que esqueceu de comprar as velinhas do bolo de aniversário, correr até a esquina para fazer uma compra emergencial é mais vantajoso. Também resolve um problema, mas de outro tipo.

Percebe como é importante definir sortimento de produtos?

ENTENDA A NECESSIDADE DO VAREJO

Vale destacar que, muito provavelmente, estes exemplos são simplistas perto da sua realidade. Mas a gente se entendeu, né?

O principal aqui é entender a lógica. Ao definir sortimento de produtos, é indispensável pensar nas necessidades do PDV e do público deste PDV – e não apenas no que você quer vender.

Lembre-se que uma compra começa muito antes da visita ao ponto de venda. Por isso, entender a jornada de consumo é fundamental para garantir o sucesso em todas as frentes.

A responsabilidade pela definição do sortimento ideal é tanto da indústria quanto do varejo.

O fabricante deve ter em mente o público que pretende atingir com suas linhas de produtos. O varejista, por sua vez, é quem tem a visão da performance de vendas de acordo com o perfil de quem frequenta sua loja.

Unam suas forças. Compartilhem insights e informações.

Aparentemente, a tarefa não parece complexa. O desafio, porém, está em conseguir manter o sortimento adequado diante da dinâmica de um mercado que muda a todo instante.

Faça o download do e-Book

Nova call to action

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Teste de Título Publicidade 1

Um parágrafo sensacional para esta propaganda linda.

Reserve já :D

Siga meu canal :D

Aqui falamos de games e bitcoins

CTA chamativo

Soluções para o Varejo

Ver todos arrow_forward