
Sumário
O ponto de venda físico continua sendo fundamental para todas as marcas; quem falar o contrário, estará mentindo. Um dos segredos para o sucesso neste cenário é a estratégia de execução na loja. Contudo, uma execução eficaz não pode ser deixada ao acaso. A análise de dados tornou-se uma ferramenta essencial para entender o que realmente acontece nos pontos de venda (PDVs) e, o que é mais importante, como otimizar seus processos e garantir que suas estratégias gerem os resultados esperados.
Se você ainda está com dúvidas sobre como a análise de dados pode melhorar sua estratégia na loja, leia este artigo, onde explicamos como podemos ajudar a maximizar a visibilidade da sua marca, melhorar o posicionamento dos seus produtos e, por último, mas não menos importante, como impulsionar as vendas.
1. Melhor tomada de decisões baseada em dados reais
A análise dos dados coletados oferece uma visão completa de tudo que acontece no PDV, fornecendo informação detalhada sobre a disponibilidade dos produtos, bem como os preços, as promoções e o impacto desses indicadores nas vendas. O objetivo disso tudo é propiciar a tomada de decisões baseada em fatos, naquilo que está sendo executado no chão, e não em palpites.
Por exemplo: se você estiver monitorando o fato de que as vendas de determinado produto estão despencando em alguns pontos de venda, esses dados podem ajudá-lo a determinar se o problema está na visibilidade, no posicionamento ou no preço incorreto. Com essa informação, você pode ajustar sua estratégia e adotar medidas imediatas para corrigir a situação.
2. Otimização do mix de produtos na loja
A análise dos dados coletados permite conhecer o comportamento dos consumidores e saber como eles interagem com os produtos nos diferentes pontos de venda. Com base nesses dados, é possível identificar que produtos são mais vendidos em determinadas lojas e que produtos precisam ganhar maior visibilidade. Implementar uma otimização do mix de produtos ajuda a que, dependendo da localização, cada loja tenha um inventário adequado, reduzindo as perdas e garantindo que sempre existam estoques dos produtos com maior demanda.
Além disso, com esta informação você pode identificar determinados padrões sazonais ou regionais que impactam as preferências dos consumidores, o que possibilitará a antecipação das necessidades e do estoque.
3. Monitoramento do desempenho de campanhas promocionais
O sucesso de uma campanha promocional depende de vários fatores e a análise de dados permitirá monitorar em tempo real como as promoções estão sendo executadas na loja. O material promocional se encontra no local indicado? As faixas de preço estão sendo respeitadas? As promoções impactaram as vendas em forma positiva? A localização do produto é relevante?
Com as respostas a essas perguntas, você pode ajustar sua estratégia de promoções em tempo real, maximizando a eficácia e corrigindo quaisquer erros com maior rapidez.
4. Identificação oportuna de problemas operacionais
Outro benefício da análise de dados é a capacidade de identificar oportunamente os problemas operacionais. Se os dados coletados comprovam que determinados produtos não são corretamente exibidos ou que há atrasos na reposição de mercadorias, você pode adotar medidas corretivas antes de que o problema tenha um impacto negativo e significativo nas vendas.
Por exemplo: a análise de dados pode revelar que alguns promotores não atendem os padrões estabelecidos de ponto promocional, o mix de produtos em tempo ou, inclusive, apresentam um estoque descontrolado.
5. Melhora contínua da estratégia de execução
Um dos maiores benefícios que a análise constante dos dados pode oferecer é a possibilidade de avaliar o desempenho da estratégia e realizar os devidos ajustes, conforme necessário. Com a medição dos KPIs, como disponibilidade do produto, aplicação de promoções, presença nas prateleiras e percepção do cliente, você consegue identificar áreas de melhora e adaptar a estratégia para obter resultados superiores em longo prazo.
O segredo para adaptar esta modalidade de análise de dados é o feedback contínuo: cada ciclo de análise de dados oferece novos insights, que permitem refinar progressivamente a abordagem, a estratégia e os resultados.
Conclusão
A análise de dados é o combustível do motor, que impulsiona o sucesso das estratégias de execução na loja. Você não recebe apenas informação detalhada sobre o que está acontecendo nos pontos de venda, mas também a capacidade de reagir em forma rápida e otimizar todos os componentes chave da sua estratégia. Com as ferramentas adequadas, como Involves Stage, você pode monitorar e garantir o sucesso da sua execução na loja, com a certeza de que cada decisão é baseada em dados precisos e acionáveis.
Se seu objetivo for maximizar o impacto de seus produtos no PDV, está na hora de que a análise de dados desempenhe o papel de eixo central da sua estratégia.