Como fazer uma auditoria no PDV? Conheça os principais benefícios

Criado em 20 de maio min(s) de leitura

Última atualização em: 24 de janeiro de 2023, às 2:21 pm

Como fazer uma auditoria no PDV

A auditoria no ponto de venda é um conjunto de procedimentos para checar as atividades operacionais, as condições e os aspectos físicos do PDV. 

Você tem total certeza de que os seus produtos estão posicionados e que a precificação está correta? Ou, ainda, que a estratégia operacional da loja está sendo cumprida?

Uma auditoria no ponto de venda promove a solução destes problemas e garante que os poucos segundos de decisão do shopper em frente à gôndola sejam certeiros.

Com a presença frequente do promotor, é possível garantir a execução dos pilares essenciais do trade. Além disso, a auditoria gera mais dados para ações criadas para conquistar o shopper durante sua jornada de compra.

Trazer uma análise de performance completa para o backoffice é um processo longo e envolve diversos cuidados que resultam na relação entre a marca e o seu público, mas com a ferramenta adequada é possível fazer isso de forma prática e assertiva.

Listamos abaixo alguns pontos importantes sobre esta prática e como ela pode impactar na tomada de decisões estratégicas.

POR QUE VOCÊ DEVE REALIZAR AUDITORIA NO PDV

O processo de auditoria no PDV é uma forma de garantir relatórios mais consistentes e seguros sobre a realidade do ponto de venda.

Visto que um dos segredos do comércio está no engajamento do consumidor por meio de artefatos visuais, não há como depender da sorte para evitar a ruptura no ponto de venda.

É importante pensar que o trabalho precisa ser pró-ativo. Monitorar constantemente os pontos de venda traz mais controle à operação e evita que imprevistos aconteçam.

Outra necessidade de realizar a auditoria no ponto de venda de forma periódica é que a checagem de informações auxilia na validação das principais estratégias de trade marketing.

Ou seja, nos ajuda a obter respostas concretas sobre:

  • Exposição de produtos no PDV
    Seus produtos estão destacados e distribuídos da maneira correta na gôndola?
  • Controle de estoque e ruptura
    Você tem ideia de como está seu estoque, se algum dos SKUs apresenta ruptura e se o problema está sendo resolvido?

  • Precificação de produtos
    Além de garantir a exposição e o controle de ruptura, os preços de cada produto estão visíveis e posicionados corretamente na gôndola?

  • Share de gôndola
    O posicionamento de produtos está de acordo com a negociação feita no PDV? Como está a performance do seu concorrente?
  • Aplicação exata de planograma
    As diretrizes de exposição dos SKUs são seguidas à risca, conforme o planejamento?

  • Estratégia e execução de ponto extra
    Será que os pontos extras foram negociados com inteligência ou os resultados poderiam ser melhores?

A auditoria no PDV, quando realizada de forma recorrente e com as ferramentas corretas, como o Involves Stage, facilita a identificação de falhas no processo e previne perdas. Em conjunto com as melhorias diretas no ponto de venda, o retorno será um bom desempenho e aumento de lucro.

COMO FAZER UMA AUDITORIA DE SUCESSO

Agora que você já confirmou a importância de realizar uma auditoria no PDV, entenda como colocá-la em prática! Para te auxiliar neste processo, dê uma olhada nessas dicas valiosas:

Frequência

Para ter um panorama de dados reais, é necessário que a auditoria no PDV seja realizada com frequência.

Ter um planejamento de visitas em que seu auditor/promotor visite diferentes pontos de venda e acompanhe a performance dos SKUs em loja aumenta a disposição de informações para a tomada de decisões estratégicas.

Checklist de processos

Faça a checagem dos pilares do trade (preço, presença, ponto extra e share de gôndola) e alerte o promotor para ações especiais em cada ponto de venda.

Com um checklist, é possível garantir que os PDVs estejam de acordo com a estratégia e qualidade de sua marca.

A comunicação do backoffice com a equipe em campo é essencial para que os planejamentos de trade marketing sejam aplicados da forma combinada entre a indústria e o varejo.

Acompanhamento do ponto de venda por meio de ferramentas de trade

Para garantir que o resultado da auditoria no PDV tenha máxima fidelidade, é inviável que os relatórios sejam feitos em papel ou que as informações sejam compartilhadas por e-mail.

Nesses casos, como o trabalho é realizado de forma manual, falhas de coleta e análise podem comprometer o resultado final, consequentemente minimizando o potencial de vendas da empresa.

Com um app de trade marketing, como o Involves Stage, o trabalho de coleta, mensuração e reporte de informações fica muito mais prático e viável. Isso porque as informações são precisas e enviadas de forma automatizada, chegam muito mais rápido ao back office, que consegue traçar uma estratégia eficaz baseada no retorno do PDV. Tudo isso é fundamental para aprimorar cada etapa da operação.

VANTAGENS DE UTILIZAR A TECNOLOGIA NA AUDITORIA

Trazer a transformação digital para a sua operação contribui muito para uma visão geral de tudo o que está acontecendo no back office e em campo.

Além de todas os pontos de boas práticas que mencionamos acima, o uso do Involves Stage na auditoria do PDV te auxilia a adotar um mindset data-driven, a orientar e gerenciar sua equipe em campo com mais precisão, além de acompanhar seus relatórios em tempo real.

Com um acompanhamento mais assertivo da rotina, sua equipe de campo se torna mais produtiva e consegue realizar mais auditorias em diferentes PDVs num mesmo dia.

O Involves Stage também conta com a funcionalidade de Loja Perfeita, onde é possível personalizar indicadores de execução do jeito que você precisa e acompanhar cada PDV por pontuação.

Agora que você já conhece mais sobre o processo de auditoria no PDV, esperamos que possa aplicá-la em sua rotina e construir melhorias nas vendas! Conta pra gente nos comentários como você tem monitorados os PDVs em que seu time atua!

CTA guia de execucao

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Inteligência artificial para o varejo com Involves Doors

Controle o abastecimento, minimize perdas e aumente o faturamento das suas lojas.

Agendar demo

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward