5 benefícios da inteligência artificial no varejo

Criado em 28 de outubro min(s) de leitura

Última atualização em: 24 de janeiro de 2023, às 2:19 pm

Se hoje, em algum momento do seu dia, você recebeu informações por meio de um chatbot, teve indicações personalizadas no smartphone ou, ainda, usou o GPS para chegar a algum lugar, saiba que você utilizou recursos de inteligência artificial. O que parecia uma realidade digna de filmes futuristas, agora permite que muitos setores ganhem em produtividade e até em economia utilizando a tecnologia. No trade marketing não é diferente: varejo, indústrias, distribuidores e agências contam com os inúmeros benefícios da inteligência artificial. 

Ao utilizar recursos inteligentes, setores de trade marketing conseguem tomar decisões rápidas, ter informações precisas e garantir mais produtividade para o time de campo. Além disso, a inteligência artificial pode ser estratégica para encantamento e fidelização de shoppers.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Se bateu aquela curiosidade para saber como isso é possível, continue a leitura desse conteúdo. Listamos 5 benefícios da inteligência artificial para o varejo para que você compreenda ainda mais sobre o que já está disponível no mercado.

 

#1 Benefícios da inteligência artificial na produtividade da equipe em campo

Um dos grandes desafios dos setores de trade é garantir que o tempo de promotores de venda em loja seja utilizado da melhor maneira possível. Ou seja, permitir que esses profissionais consigam coletar os dados sobre os SKUs da sua marca (presença, número de frentes, preço, share, entre outras referências importantes), analisar concorrentes e ainda construir um bom relacionamento nas lojas. 

É nesse momento que a inteligência artificial pode entrar em cena. Com a tecnologia de Reconhecimento por Imagem aplicada ao trade, o tempo de coleta de informações no PDV cai de 15 para 2 minutos. Uma redução de mais de 85% no tempo que promotores gastam buscando as informações que devem ser repassadas ao back-office.

Com isso, a equipe que está em campo pode:

  • visitar mais lojas no roteiro
  • estreitar o relacionamento com gerentes de lojas
  • conquistar pontos extras
  • prestar apoio a ações promocionais

A cosnova Beauty, multinacional alemã que utiliza o sistema de Reconhecimento por Imagem do Involves Stage,  colocou em prática os benefícios da inteligência artificial. Para a marca é essencial que promotores estejam focados no atendimento de consumidores. 

“Não queremos que promotores sejam recenseadores, precisamos que cuidem do PDV e abordem consumidores”, afirma Moisés de Mello Silva, head de trade e vendas da cosnova Brasil.

 

#2 Análise do PDV com uma foto

Se você ficou em dúvida no ponto anterior sobre como é possível reduzir o tempo de coleta de dados no PDV de 15 para 2 minutos, a resposta é simples: com uma foto da gôndola.

Por meio do recurso de Reconhecimento por Imagem, promotores de venda só precisam fazer uma foto para que todos os dados do PDV sejam analisados pelo recurso de inteligência artificial. 

Clientes que já utilizam a ferramenta desenvolvida pela Involves têm mais de 93% dos dados aproveitados a partir das fotos. No caso de pesquisas manuais, sem uso de Reconhecimento por Imagem, as informações aproveitadas muitas vezes não chegam a 30%. É como se 70% dos dados coletados em campo não tivessem utilidade e fossem, simplesmente, descartados. Isso acontece por causa de possíveis falhas nas anotações que podem levar a inconsistências nos dados. 

No Reconhecimento por Imagem, a fotografia é analisada automaticamente pelo sistema. A tecnologia é capaz de identificar a embalagem de produtos, tamanho da gôndola, etiqueta de preços e ruptura. 

 

 

#3 Encante shoppers com inteligência artificial

Assistentes virtuais também entram na lista de benefícios da inteligência artificial para o varejo. Um exemplo é a Magazine Luiza, que passou nos últimos anos por uma grande transformação digital.

Mais do que criar a sua assistente virtual, a Lu do Magalu, a varejista realizou um importante trabalho de marketing para que a “vendedora virtual” se tornasse também uma influencer digital. Além de interagir com as pessoas que mandam mensagens para a Lu, ela apresenta benefícios dos produtos disponíveis e atua como uma ferramenta de inclusão tecnológica. 

Isso só aconteceu porque a companhia percebeu que muitas reclamações de consumidores aconteciam porque não compreendiam as funcionalidades dos produtos. Você pode ler mais sobre o case da Magalu neste post do Involves Club.

 

#4 Gere mais insights com inteligência artificial

Como já mencionamos neste post, a inteligência artificial garante dados assertivos. No Reconhecimento por Imagem, por exemplo, a análise que o sistema realiza da foto da gôndola tem índices de acerto superiores a 90%. 

Esses indicadores são valiosos para tomadas de decisão ágeis. A equipe de back-office consegue acompanhar a situação de concorrentes, avaliar se o espaço da sua marca no PDV está adequado, definir se o mix de produtos é o ideal para determinado canal e verificar se a precificação está correta.

Em caso de inconsistências ou necessidade de melhorias é possível ter ações imediatas no mercado. Clientes que utilizam o sistema no Involves Stage realizam as orientações aos promotores diretamente pela ferramenta, por meio do chat ou na atualização simplificada de formulários. 

 

#5 Conecte inteligência artificial com Loja Perfeita

Nosso último ponto conecta os recursos do Reconhecimento por Imagem para uma estratégia de Loja Perfeita. Com todos os benefícios que já listamos, usar a inteligência artificial permite um acompanhamento ainda mais preciso de preço, presença, share ou ponto extra, que fazem parte da metodologia de Loja Perfeita.

Com essa conexão de dados precisos o processo de compra torna-se uma experiência enriquecedora para shoppers. 

Falar de Reconhecimento por Imagens no PDV pode parecer uma ideia muito futurista. Mas não é exatamente isso que fazem as empresas mais inovadoras do mundo?

A diferença entre as empresas medianas e as melhores é que as melhores ditam o ritmo: no lugar de seguir tendências, criam tendências. Em que lugar você quer estar?

CTA Reconhecimento por Imagem

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Teste de Título Publicidade 1

Um parágrafo sensacional para esta propaganda linda.

Reserve já :D

Siga meu canal :D

Aqui falamos de games e bitcoins

CTA chamativo

Soluções para o Varejo

Ver todos arrow_forward