Sumário
Como obter os melhores resultados em busca da execução perfeita sob o ponto de vista e necessidades de diferentes players.
Você já se sentiu em um labirinto, como se o trade marketing exigisse de você uma solução diferente a cada dia? Talvez seja uma sensação comum, natural de uma área que exija tantos resultados com uma diversidade de players e de públicos com os quais se deve lidar.
Durante o Agile Experience 2016, maior evento de trade marketing da América Latina, que em 2020 passou a se chamar Involves Experience, aproveitamos a oportunidade para conversar com vários profissionais da área a fim de descobrir as principais inquietações do mercado.
Foram dois dias de palestras e networking que reuniram empresas de diferentes perfis e proporcionaram uma troca de ideias inigualável.
Alguns depoimentos tocaram em detalhes cruciais para a evolução do trade. Fizemos essa seleção a fim de compartilhar com nossos leitores opiniões que, muitas vezes, são de comum acordo. Vale a reflexão!
São diferentes perspectivas sobre uma prática que pede cuidados e planejamento desde a idealização.
AFINAL, QUAIS SÃO OS DESAFIOS DO TRADE MARKETING?
O primeiro a opinar é o gerente de trade marketing da Vulcabras Azaleia, Gustavo Palma. Ele faz a gestão da operação da Olympikus e já foi personagem de uma publicação que repercutiu super bem aqui no blog com uma história de sucesso na carreira.
A operação foi um case de reposicionamento da marca. Desde o logo até a exposição dos produtos na vitrine, tudo foi repensado para que a Olympikus estivesse entre os líderes de vendas da categoria.
Ainda assim, sempre há o que melhorar. Confira o vídeo abaixo para descobrir qual é o principal desafio do trade na visão do Gustavo.
COMO ESTÁ O SEU INVESTIMENTO?
Para o Senior Customer Marketing Group Manager da L’Oréal, Raphael Hanoh, é preciso mais do que caprichar no budget do trade marketing. É a partir da comprovação da efetividade da área que o investimento será garantido:
GESTÃO DE ROTINA
Para a Coordenadora Geral de Marketing, Comunicação, P&D e Memória na Cocamar, Cristiane Kondo, o foco na equipe é fundamental. A empresa trabalha com a gestão da rotina como forma de driblar as dificuldades da instabilidade na contratação de pessoas.
EDUCAÇÃO DO MERCADO
A General Manager da Marco Marketing Consultant e presidente do Comitê de Trade Marketing da AMPRO, Ana Paula de Andrade, fez um resumo que deixou clara a necessidade de dedicar atenção à ponta da operação.
De nada adianta pensarmos em todos os pontos do planejamento do trade sem a garantia de que a informação coletada em campo será analisada de forma inteligente e transformada em conhecimento.
Esta é a opinião de uma profissional que representa as agências de Live Marketing no mercado:
A oportunidade de presenciar essa troca de experiências foi enriquecedora. Com tantos desafios e mudanças constantes, só há uma certeza: o conhecimento será sempre indispensável para quem quiser estar à frente!