Inteligência Comercial e Trade Marketing: como conquistar resultados excelentes

Criado em 24 de agosto min(s) de leitura

Última atualização em: 24 de janeiro de 2023, às 7:38 pm

inteligência em gestão comercial

O TradeCast #32 terá como convidado Diego Cicconato, coordenador de Inteligência de Mercado da Pague Menos. Você vai ter a oportunidade de aprender sobre a relação entre Gerenciamento por Categorias, Trade Marketing e Inteligência de Mercado, e entender melhor como pode aplicar tudo isso na prática para melhorar resultados da operação. A rede Pague Menos aumentou em 40% a eficiência em gestão de compras depois que passou a priorizar a inteligência na análise de dados.

O que você vai aprender nesta edição:

GC, trade marketing e inteligência de mercado

Já falamos muito no TradeCast sobre a importância da informação do ponto de venda para qualquer operação de trade marketing. Quando uma empresa compreende esse detalhe, não é difícil relacionar a inteligência de mercado ao processo. Afinal, de que adianta obter tantas informações se você não consegue analisá-las?

É necessário mensurar e acompanhar o sucesso dos pontos de venda. Por isso, é fundamental que a inteligência comercial vá além das informações sobre produto. O controle do fluxo e perfil de clientes é um ponto importante que ajudará a inteligência a combinar essas informações ao giro e performance do produto no PDV. Dessa forma, as estratégias serão melhor planejadas e serão mais eficientes.

O GC também exerce um papel importante nessa integração e pode ser um grande aliado no momento de enfrentar a pressão competitiva. Pensar as categorias de produtos junto ao varejo exige uma análise de Big Data com dados do shopper, e talvez seja esse o maior ponto em comum entre os três pilares deste tópico do TradeCast.

Posicionamento e estratégias para categorias

Obter 40% de eficiência na gestão de compras confirmou para a Rede Pague Menos que a inteligência de mercado é fundamental para o sucesso dos negócios. A exposição efetiva ganha um novo caráter, indo muito além de disponibilidade: é preciso desenhar a estratégia seguindo algumas diretrizes, que Cicconato explicará durante a transmissão do TradeCast.

Segundo ele, as negociações produtivas e focadas no resultado de cada uma das categorias foi o que impulsionou os ganhos e reduziu o risco de perdas para a Pague Menos.

Durante a transmissão, além de explicar a importância de contar com uma estratégia consistente por categoria, Cicconato demonstrará como definir o posicionamento em parceria com as indústrias a partir dos dados analisados internamente pelo time de inteligência.

Inteligência de mercado no PDV

A negociação entre indústria e varejo deve ser baseada no maior, e mais assertivo, volume de informações possíveis. Dessa forma, o resultado não tem como ser muito diferente: benefícios para os dois lados e, principalmente, para quem vai à procura de algum produto no PDV.

Cicconato indicará como a área pode sugerir melhorias por meio das análises, que vão desde volume x lucro bruto até a participação de cada fornecedor nas vendas de determinado PDV.

Antes de responder às perguntas dos espectadores, o gestor também explicará como market share, produtividade, vendas, entre outros indicadores, são lidos pelo time de inteligência e como essa entrega incidirá sobre todo o processo, da negociação à revisão dos resultados.

Currículo do convidado

Formado em Comunicação Social e com especialização em Inteligência de Mercado, Diego trabalha há 9 anos no varejo alimentar, atualmente liderando a área de Inteligência de Mercado e Desenvolvimento de Negócios da rede de Supermercados Pague Menos. Na companhia, desenvolveu os processos de Gerenciamento de Categorias, Joint Business Plan, Trade Marketing e Inteligência de Mercado buscando sempre um trabalho colaborativo com as indústrias e foco exclusivo no cliente. A área de Desenvolvimento de Negócios do Pague Menos é considerada por 3 anos a melhor do Brasil pela pesquisa Advantage.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Inteligência artificial para o varejo com Involves Doors

Controle o abastecimento, minimize perdas e aumente o faturamento das suas lojas.

Agendar demo

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward