Estratégias para a nova realidade do varejo

Criado em 26 de junho min(s) de leitura

Última atualização em: 24 de janeiro de 2023, às 2:20 pm

Com todas as adaptações que o mundo precisou fazer nos últimos meses devido ao novo cenário de pandemia, o mercado de bens de consumo também mudou. Com isso toda a cadeia envolvida no trade marketing, da indústria ao PDV, precisou se adaptar e pensar a nova realidade do varejo.

Para discutir esse assunto e trazer dados que ajudem a embasar as decisões neste novo cenário a Involves convidou Mayane Soares, Líder de Sales Force Activation da Nielsen Brasil e Guido Jackson, CEO da Anthor.

Em um papo sobre o contexto do mercado atual, a importância da execução do time de trade marketing no PDV e como a tecnologia pode apoiar ações e alavancar o sell-out nessa nova fase, Mayane e Guido também trouxeram exemplos práticos.

A conversa, a partir dos dados trazidos pela Nielsen que você pode baixar no final desta página, seguiu sobre como esse período de desafios e transformações pode se tornar oportunidade com aplicação de novas práticas que atendam cada vez mais os anseios de quem compra.

Assista ao webinar

CANAIS E JORNADA DE COMPRA NA NOVA REALIDADE DO VAREJO

Um dos pontos abordados durante a transmissão foi o crescimento e retração das principais categorias da cesta. No início da pandemia, o Involves Club fez uma pesquisa e promoveu outro webinar que mostrava o crescimento fora da curva no varejo alimentar. Pelas análises, logo no início do segundo semestre deu para perceber que a situação mudou.

Entre as categorias que mais receberam atenção em relação ao início dessas mudanças e à nova realidade do varejo, além de alimentos e bebidas, foram as categorias de limpeza, higiene e beleza. Houve crescimento significativo no canal farma.

As idas ao mercado diminuíram e a saída de produtos perecíveis também. Com isso, toda a cadeia precisou fazer novas avaliações, até rever o mix, para entender as necessidades de cada canal. Já no canal Cash & Carry, apresentou crescimento constante.

SOLUÇÕES E TECNOLOGIA PARA A EXECUÇÃO NO PDV

A tecnologia se tornou ainda mais presente na vida das pessoas. Ao mesmo tempo, se mostram cada dia mais necessárias no acompanhamento das ações no ponto de venda.

Guido, da Anthor, e o diretor da Involves, trouxeram suas visões sobre o impacto das soluções de tecnológicas para apoiar a performance no PDV e, além de sobreviver, inovar e crescer na nova realidade do varejo.

Entre os pontos de destaque estão:

  • Ruptura. É inaceitável para shoppers, especialmente agora. As pessoas não querem perder tempo em loja nesse momento.
  • Monitoramento de indicadores. É essencial para gerar novas oportunidades ou corrigir problemas.
  • Tomar decisão sobre dados. É preciso ter visibilidade do que acontece em campo. Ter dados confiáveis para decisões assertivas é fundamental.

E sua equipe, como está acompanhando as atividades de reposição dos seus produtos e a performance no ponto venda?

Assista ao webinar, acesse o relatório da Nielsen apresentado exclusivamente para o Involves Club e compartilhe com a gente sua percepção sobre como será a nova realidade do varejo!

Assista ao webinar

CTA aplicativo de trade marketing

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Teste de Título Publicidade 1

Um parágrafo sensacional para esta propaganda linda.

Reserve já :D

Siga meu canal :D

Aqui falamos de games e bitcoins

CTA chamativo

Soluções para o Varejo

Ver todos arrow_forward