Share de gôndola: o que é e como medir?

Criado em 10 de maio 5 min(s) de leitura

Última atualização em: 2 de fevereiro de 2023, às 7:35 pm

Share de gôndola: o que é e como medir? Involves Club

Indicador de execução importante tanto para o varejo quanto para a indústria, o share de gôndola vai muito além de cuidar da organização e disposição de produtos. 

A palavra share, que vem do inglês e significa “dividir”/”compartilhar”, quando utilizada no termo share de gôndola, se refere à maneira como são feitas as divisões dos produtos nas gôndolas ou prateleiras. 

Quando falamos em gestão de trade marketing, é fundamental ter o controle do que ocorre nas operações, principalmente do que acontece em campo, já que impacta diretamente nas estratégias comerciais.

A disposição dos produtos e seu posicionamento influenciam no desempenho das vendas, por isso, o cálculo de porcentagem das gôndolas torna-se essencial para ajudar nas estratégias. 

Com o cálculo em mãos, é possível fazer uma análise completa dos fatores que impactam nos resultados de cada PDV.

Continue a leitura para entender o que é share de gôndola, saber como calculá-lo e, a partir disso, agir estrategicamente para trazer resultados cada vez melhores para a sua operação. 

O que é share de gôndola? 

O posicionamento de um produto no PDV nunca é feito por acaso. Tudo que vemos nas prateleiras é colocado de forma planejada, através de estudos, negociações e estratégias da indústria e do varejo utilizadas no processo.

Segundo a Nielsen, 70% das decisões de compra ocorrem no ponto de venda, ou seja, produtos com maior visibilidade chamam mais atenção e têm mais chances de serem comprados.

O share de gôndola é uma métrica importante relacionada ao local nas prateleiras destinado à exposição de produtos. Ele está associado ao shelf space que é reservado para cada marca ou fabricante ocupar com seus produtos em um PDV. O resultado do cálculo é uma porcentagem.

Através do cálculo correto, é possível entender quais os melhores investimentos para uma estratégia de vendas mais assertiva. A porcentagem de espaço pode ser segmentada por canais, regiões, categorias ou redes de distribuição e venda. 

O cálculo do share de gôndola é importante pois ajuda a concentrar esforços em ações que têm mais retorno. 

Porém, atenção: não confunda share de gôndola com market share. O primeiro, mede a execução e performance nos pontos de venda, enquanto o market share mede a participação da marca ou produto no mercado, sendo algo mais abrangente.

Por que medir o Share de Gôndola?

Como vimos, o bom funcionamento das estratégias criadas pelas indústrias para aumentar as vendas nos PDVs é medido pelo share de gôndola. O resultado desse cálculo é  importante para melhorar as ações de trade marketing e aumentar o faturamento do negócio. 

Acompanhar esses números ajuda a movimentar as vendas, já que posiciona os produtos de maneira que sejam localizados mais facilmente pelos shoppers.

Com esses dados, é possível negociar com fornecedores, reservando mais espaço para marcas que trazem um retorno maior, por exemplo. 

O share de gôndola pode ser usado para aumentar a interação entre shoppers e produtos, com fins promocionais e informativos, ajudando na fidelização dos clientes.

A fim de evitar rupturas e falhas na execução, é necessário observar com atenção os números e comportamento dos shoppers para que o share de gôndola seja feito de maneira estratégica, garantindo que haja sempre estoque disponível para reposição de produtos.

Outra vantagem de medir o  share de gôndola se deve ao fato de que ele é um dos pilares da Loja Perfeita e, por isso, deve ser medido de forma correta. É fundamental garantir que os compradores encontrem os produtos que estão buscando, no momento em que precisam dele. 

Além disso, ter preços e ofertas sempre visíveis, bem como estar presente em pontos estratégicos do PDV, são ações que contribuem para garantir a execução perfeita.

Como medir o share de gôndola?

Para medir o share de gôndola é necessário fazer uma regra de três bem simples. De maneira geral, comparamos a quantidade total dos itens expostos no PDV com a quantidade total de unidades do seu produto naquele mesmo ponto de venda.

Por exemplo:

Imagine que uma prateleira tem 2000 pacotes de biscoito. Desses, 700 são da sua marca. Ao inserirmos esses dados em uma regra de 3, teremos a seguinte conta:

2000 —– 100%

700 —— X

Ao fazermos o cálculo, chegamos em um resultado que mostra que os 700 pacotes de biscoito equivalem a 35% do total. Isto quer dizer que a sua marca de biscoitos tem 35% do share de gôndola daquele PDV.

O share de gôndola se adapta ao tamanho do PDV, porém tende a ser proporcional. Ou seja, em uma loja menor, com 900 pacotes de diversas marcas, por exemplo, 315 pacotes seriam da sua empresa (315 é 35% de 900).

>> Share de Gôndola: como chegar ao nível ideal? 

Aqui, um ponto de atenção: é necessário entender que cada empresa tem um porte e atua em regiões específicas. Ou seja, o mix de produtos varia, bem como o share de gôndola. 

Por isso, na hora de definir qual o melhor share, não existe uma fórmula mágica que sirva para todas as operações. O ideal é que a empresa se adapte à sua realidade e faça de acordo com seus objetivos.

O cálculo para medir o share de gôndola é simples, pois faz uma relação entre o espaço ocupado e as opções disponíveis em um PDV específico. 

Calculei o share de gôndola, e agora qual o próximo passo?

Isoladamente, a porcentagem do share de gôndola não fala muito sobre a operação como um todo. É preciso unir os dados gerados a partir de toda a gestão de trade marketing para uma avaliação completa, cruzando as informações e gerando insights para melhoria.

Quando fazemos uma correlação entre o desempenho das vendas e o share de gôndola, estratégias específicas podem surgir a partir desse levantamento. Um dos pontos a ser considerado quando se fala em posicionamento de produtos na gôndola é a velocidade do ciclo de venda.

Mesmo com um bom espaço em prateleira, um produto com baixo giro pode criar problemas de desempenho comercial. Não existe um nível padronizado ideal de share de gôndola, esse é um indicador bastante individual e o foco deve estar em obter um posicionamento de qualidade. 

É necessário otimizar as estratégias que são mais lucrativas para a empresa, ao invés de focar em tentar acompanhar a concorrência a todo custo. 

Usando a estratégia aliada à tecnologia

Com a infinidade de dados que são capturados diariamente pela equipe de campo, o uso da tecnologia torna-se indispensável.

Em operações maiores e mais complexas, quando feito de forma manual, o cálculo do share de gôndola deixa a operação mais lenta, além de aumentar as margens de erro.

Para resolver esse desafio, existem soluções especializadas, como o Involves Stage, que automatiza a coleta dos dados e podem ser atualizadas de forma remota pelos promotores em campo, otimizando as operações de trade, de forma rápida e ágil.

O Involves Stage possui uma ferramenta de Reconhecimento por Imagem que ajuda a medir o share de gôndola através do aplicativo.

Com a solução, é possível aumentar a performance da equipe através de uma cultura orientada por dados, melhorando a execução dos pontos de venda.

Conheça as vantagens de utilizar o Involves Stage em sua operação:

  • Tenha todos os indicadores na palma da mão: Produtividade, Execução e Inteligência;
  • Melhore a performance da equipe;
  • Aumente a qualidade de execução;
  • Evite rupturas;
  • Promova uma cultura de sell-out;
  • E muito mais!

Veja a opinião de quem utiliza a solução em seu dia a dia:

Várias áreas que se integram no Loja Perfeita olham os relatórios e tomam as medidas cabíveis de forma mais rápida e prática. Rafael Ruocco, coordenador de Estratégia e Merchandising.

Se você tem interesse em conhecer todos os benefícios que o reconhecimento por imagem traz, baixe o eBook gratuito Impulsione vendas com Loja Perfeita e Reconhecimento por Imagem e descubra como ganhar produtividade e aumentar as vendas usando a inteligência artificial como ferramenta.

Nova call to action

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Inteligência artificial para o varejo com Involves Doors

Controle o abastecimento, minimize perdas e aumente o faturamento das suas lojas.

Agendar demo

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward