Melhore sua operação com o Roteirizador Inteligente

Criado em 1 de agosto 5 min(s) de leitura

Última atualização em: 4 de outubro de 2023, às 6:15 pm

Saiba como melhorar a roteirização com essa nova solução - Involves Club

Processo fundamental para o sucesso dos resultados de indústrias, agências e distribuidores, a roteirização tem como foco em essência planejar uma rota de lojas a serem visitadas em determinado período por um profissional da equipe de campo. 

A otimização de rotas é responsável por garantir que a execução naquele PDV seja realizada e que a cobertura de lojas seja atendida da melhor forma e no menor tempo possível. É um processo cujo objetivo é otimizar a mobilidade e o deslocamento enquanto aumenta a cobertura de lojas e a produtividade. 

Como ainda funciona o processo de roteirização 

Quando pensamos na execução desse processo, geralmente, a roteirização da equipe de campo é realizada de duas formas:  

  1. Com ferramentas específicas de roteirização com foco em logística; 
  2. Com planilhas de Excel e Google Maps;

Enquanto as ferramentas específicas são caras, complexas e focadas em logística e não há 100% de confiança, o uso do Excel + Google Maps em conjunto costuma ser a escolha de muitas indústrias e distribuidores. 

Porém, esse processo é extremamente manual, complexo e passível de erros, afinal, essas ferramentas não são especializadas para este fim e não levam em conta todas as variáveis que esse processo pede. 

Assim, a grande questão que muitas empresas enfrentam hoje é a complexidade que esse processo envolve, seja ele feito de forma manual ou com o apoio de ferramentas de logística. 

Afinal, são muitas as variáveis: identificar se a loja em questão está próxima do profissional de campo responsável pela visita, ou ainda, se ela pode ser incluída no roteiro daquele dia entre uma visita e outra. 

Outra variável comum é a mudança de equipe BKO ou do time de campo que atende àquela determinada loja ou região, o que gera a necessidade de ajustes no plano de roteirização, entre diversas outras variáveis que podem ocorrer nesse processo. 

Esse planejamento de rotas de visitas é um processo que costuma envolver diversas etapas entre o planejamento e execução e que, por conta disso, muitas vezes, torna-se difícil ou ineficaz. 

> E-book gratuito: Roteirização 2.0

Você sabia que 50% dos roteiros planejados manualmente pela indústria não são executados?*

*Pesquisa realizada pela Involves com seus clientes, no ano de 2020. 

Os problemas do processo de roteirização 

Como mencionamos acima, esse processo costuma ser complexo, o que gera alguns problemas de roteirização, tais como: 

  • Muito tempo que se leva para planejar os roteiros e incluir reposições; 
  • Falta de visibilidade para realizar a mensuração do que foi planejado X realizado e os custos em transporte dos promotores; 
  • Dificuldade em otimizar da melhor forma o trabalho de quem roteiriza, da equipe de campo e de como atender mais pontos de venda com o mesmo time; 
  • Não conseguir levar em conta a clusterização e o tempo em loja.

Esses são só algumas das dificuldades que indústrias, agências e distribuidores enfrentam todos os dias no planejamento de rotas. 

O principal deles, porém, é a falta de uma inteligência geográfica. Sem essa visão, as equipes de trade marketing planejam as rotas manualmente, muitas vezes sem informações da região a ser atendida, aumentando a distância percorrida, o tempo e o custo de deslocamento das equipes, tornando a equipe de campo menos produtiva.

A grande novidade é que é possível ser mais assertivo e usar a inteligência dos dados e a tecnologia para fazer roteirização. 

 

Webinar Roteirização de Promotores com Inteligência Artificial

Conheça o Roteirizador Inteligente do Involves Stage

Com a missão de impulsionar os resultados do varejo e da indústria no ponto de venda com tecnologia e inteligência de negócio, a Involves lança uma nova solução de roteirização: o Roteirizador Inteligente do Involves Stage.

O Roteirizador Inteligente usa a Inteligência Artificial para aumentar a produtividade no processo de planejamento das visitas e oferecer um roteiro muito mais eficiente para toda a equipe envolvida nesse processo.

Com a tecnologia, você poderá aumentar a eficiência na criação de rotas, tornar sua equipe mais produtiva, reduzir o custo de deslocamento e garantir o nível de atendimento dos seus PDVs.

  • Diminua o esforço manual e otimize seus recursos; 
  • Tenha roteiros mais eficientes e com menor custo; 
  • Calcule rotas com menor deslocamento respeitando a estratégia de visitas da sua operação;
  • Quantifique sua operação de trade marketing, tenha dados e valores mensuráveis; 
  • Mais tempo em loja e menos tempo em deslocamento; 
  • Mais produtividade no planejamento das visitas, já que a nossa Inteligência Artificial realiza as combinações dos cenários necessários para calcular rotas com menor deslocamento. 

Outro grande diferencial é que o Roteirizador Inteligente é a única ferramenta do mercado focada em roteirização para operações de trade marketing, diferentemente das demais que são focadas em logística, por exemplo. 

A nova solução atenderá indústrias e distribuidoras brasileiras com roteiros semanais e que, preferencialmente, usem carro como meio de transporte. 

Garanta o nível de atendimento adequado para cada loja

Sabemos que ter poucos PDVs contemplados no roteiro e menos tempo em loja impactam negativamente na sua estratégia de clusterização e segmentação. 

Através das rotas inteligentes, porém, é possível garantir o nível adequado de atendimento dos seus clientes prioritários.

Segundo Eder Nascimento, Especialista em Sucesso do Cliente na Involves: “O cliente tem a necessidade de atender o número máximo de lojas possíveis, porém, sabemos que os recursos são escassos. O Roteirizador Inteligente chega para otimizar justamente isso, levando em conta as regras de negócio, fazendo em menos tempo, economizando dinheiro e trazendo eficiência para a operação.”

Com a solução, todos ganham

– Supervisores e coordenadores de trade marketing: geralmente responsáveis por criar os roteiros, conseguirão utilizar esse tempo para focar na execução em lojas e em pontos de melhoria com a equipe de campo; 

– BKO: por ser uma ferramenta especializada para o trade marketing, a equipe de back-office terá menos dificuldade em fazer essa gestão e solucionar os problemas em campo; 

– Indústria, distribuidores e agências no geral: transformam a economia de recursos, tempo e o aumento de produtividade em mais retorno e investimento para outras áreas e demandas. 

E, ainda, se em algum momento você já ouviu ou falou algumas dessas frases:

“Perco muito tempo planejando as rotas manualmente”

– “Meus supervisores acabam roteirizando de uma forma muito amadora. Não tenho confiança que a roteirização que ele faz é a melhor opção possível”

Então o Roteirizador Inteligente é a solução. Com o Roteirizador Inteligente você tem roteiros mais assertivos e econômicos e equipes mais estratégicas e produtivas. 

Acesse este link e saiba tudo sobre essa nova solução! 

Luiza Giordano

Estrategista de conteúdo na Involves e Especialista em Marketing Digital. É entusiasta de marketing e conteúdo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Mais tempo em loja e menos tempo em deslocamento!

Conheça a nova solução do Involves Stage para roteirização inteligente de promotores.

Saber mais

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward