Compare o Involves Stage com outras soluções para roteirização de promotores de venda

Criado em 1 de dezembro 4 min(s) de leitura

Última atualização em: 26 de janeiro de 2024, às 8:24 pm

A busca por mais inteligência no trade marketing não é uma tarefa simples quando, na prática, muitas equipes ainda possuem uma pesada rotina de planejamento da operação em campo.

É o caso da roteirização dos promotores de venda. Uma atividade custosa e complexa, mas que impacta diretamente nas estratégias de acordos comerciais, clusterização e segmentação de pontos de venda.

Por envolver muitas etapas e fatores, a roteirização é feita com diversas ferramentas combinadas de forma manual, com a possibilidade de erros e de não atender às estratégias da companhia. Em alguns cenários, o roteiro é feito pela própria equipe em campo, o que prejudica o nível de serviço que cada loja precisa receber.

Saiba como avaliar as ferramentas disponíveis no mercado para a roteirização de promotores de vendas

Para ajudar na tarefa de avaliar as ferramentas usadas para roteirizar equipes, selecionamos 9 características de uma roteirização eficiente e produtiva. São elas:

  1. Custo do roteiro
  2. Previsão de headcount
  3. Setorização
  4. Detalhamento da rota
  5. Roteiros para transporte público
  6. Agenda das visitas
  7. Ajuste dos roteiros
  8. Ociosidade e sobrecarga
  9. Geolocalização

Veja o comparativo:

9 características de uma roteirização eficiente e produtiva

 

Conheça mais detalhes sobre cada uma das características analisadas

Elas são importantes fatores para se levar em conta na hora de escolher o serviço que melhor irá atender a sua operação:

1. Custo do roteiro

Calcular os custos de vale-transporte e combustível é tarefa básica para quem deseja reduzi-los. É preciso mensurar o custo de servir cada ponto de venda para otimizar as despesas operacionais sem comprometer a qualidade das visitas.

2. Previsão de headcount

Calcular o número de promotores necessários para cobrir os pontos de venda deve ser uma atividade constante. Isso garante o nível de atendimento dos pontos de venda e faz com que você esteja no controle da operação de campo.

3. Setorização

Nem toda divisão geográfica que traçamos em um mapa se reflete na realidade das ruas e do trânsito das cidades. Uma loja pode estar a 100 metros de distância de outra, mas a quilômetros de deslocamento. Setorizar os pontos de venda atendidos ajuda a reduzir a distância percorrida, economizando gasolina e vale-transporte.

4. Detalhamento da rota

Uma boa roteirização precisa ter uma visão completa do percurso realizado pelos promotores, loja a loja. Isso permite acompanhar o volume de visitas e o tempo médio de permanência na loja, além de otimizar ou mesmo reorganizar a distribuição entre as pessoas da equipe.

5. Roteiros para quem usa transporte público

Cada cidade possui ofertas de transporte distintas, que combinam ônibus, metrôs e trens. Isso torna a tarefa de administrar os custos de transporte mais complexa. A roteirização precisa levar em conta quais PDVs são ou não acessíveis para se chegar de ônibus, por exemplo. 

6. Agenda das visitas

Cada tipo de loja possui suas particularidades em relação aos horários e dias de funcionamento, acesso de promotores, número de visitas e volume de tarefas para realizar. Combinar estes fatores resulta em uma agenda de visitação com menos deslocamento e economia de tempo e combustível.

7. Ajuste dos roteiros

Os imprevistos vão acontecer. E você precisa ter um plano para cobrir os afastamentos, licenças e férias da equipe de campo. Fazer a gestão de tempos evita a surpresa nos imprevistos, nem sobrecarrega sua equipe de campo e compromete a qualidade das visitas.

8. Ociosidade e sobrecarga

Identificar quais profissionais estão sobrecarregados ou ociosos ajuda a otimizar a divisão das visitas durante o horário de trabalho da equipe. A busca pelo equilíbrio evita que promotores fiquem sobrecarregados e desmotivados, prejudicando a qualidade da execução em loja.

9. Geolocalização

Ter os dados corretos de geolocalização das lojas permite planejar roteiros com menos erros. Nem sempre o endereço dos pontos de venda estão corretos ou atualizados, causando deslocamentos desnecessários. Os dados geográficos também permitem analisar tendências de consumo e presença de marcas.

Como cada ferramenta de roteirização de promotores se saiu na comparação?

Como podemos ver, ferramentas como Google Maps, Moovit e My Maps atendem o detalhamento das rotas, roteiros com transporte público e setorização, mas de forma manual. Elas são ótimas para o uso individual, mas exigem o uso de planilhas para ajudar na roteirização de grandes equipes de campo.

As soluções ofertadas por assessorias atendem o cálculo do vale-transporte e custo com combustível, mas para outras atividades também exigem um esforço manual e o complemento de planilhas.

Os outros roteirizadores disponíveis no mercado brasileiro apresentam mais funcionalidades para roteirização, mas não conseguem ajudar em outras tarefas. Isso porque a maioria dos softwares foi feito para a área de gestão logística, e não atendem às necessidades específicas das equipes de trade marketing.

Já o Involves Stage ajuda em todos os desafios de um planejamento, tornando a roteirização muito mais inteligente. O algoritmo da Inteligência Artificial automatiza a criação de roteiros cruzando diversas variáveis para entregar roteiros prontos, e também traz dados e valores para quantificar a operação de trade marketing.

A conclusão é que o Involves Stage, com o Roteirizador Inteligente, permite:

  • Planejar roteiros mais eficientes e com menor custo
  • Aumentar a produtividade de quem planeja as visitas
  • Testar novas estratégias com facilidade, simulando a prática
  • Ter mais previsibilidade sobre o headcount
  • Tornar os promotores mais eficientes em campo

Quer ter todas as facilidades e ganhos imediatos trazidos pela Inteligência Artificial na sua operação de trade marketing? 

Preencha os campos abaixo para conversar com os especialistas da Involves e ter uma demonstração de como sua companhia pode se beneficiar do Roteirizador Inteligente!

Luciano Costa

Product Marketing na Involves. É jornalista e mestre em Tecnologias, Linguagens e Inovação.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Mais tempo em loja e menos tempo em deslocamento!

Conheça a nova solução do Involves Stage para roteirização inteligente de promotores.

Saber mais

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward