Tendências de Trade Marketing para 2024: o que dizem os especialistas na área?

Criado em 18 de dezembro 6 min(s) de leitura

Última atualização em: 18 de dezembro de 2023, às 9:56 pm

Recursos de inteligência artificial, ferramentas que integram equipes a partir da comunicação assertiva e a criação de estratégias para trazer mais felicidade para os times: do back-office aos PDVs. Estes são só alguns exemplos de  iniciativas e tecnologias apontadas como Tendências de Trade Marketing para 2024.

No entanto, mais do que conhecer listas de tendências, é essencial compreender como colocá-las em prática. Isso porque tomar decisões a respeito de como realizar o melhor planejamento para o próximo ano é um desafio para equipes de indústrias, agências e distribuidoras. 

Afinal, absorver tantas informações a respeito do mercado pode se tornar um desafio e até um ingrediente complicador no momento de decidir a respeito de qual caminho seguir. 

Por essa razão, é tão importante acompanhar tendências de trade marketing para 2024 apontadas por especialistas na área. Profissionais que vivem o setor e, a partir de sua experiência, conseguem determinar as ações que não podem ser excluídas do planejamento das áreas para o próximo ano. 

Acompanhar fontes confiáveis, que realizam uma boa leitura do mercado para apontar o que deve ser observado. Em um mundo VUCA [sigla para volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade)] as informações chegam com muita rapidez. 

E, nesse cenário, o que pode ser muito positivo torna-se o grande desafio: compreender quais são as melhores fontes de informação para compreender as tendências e, a partir de dados confiáveis, estabelecer o melhor planejamento de trade marketing para 2024

O Involves Club carrega esse propósito e, por isso, ouviu os principais especialistas do setor para encontrar as tendências de trade marketing que não podem ser esquecidas no próximo ano. 

Tendências de Trade Marketing para 2024: especialistas falam o que deve ser acompanhado

Para tangibilizar as tendências e proporcionar o melhor guia para equipes de trade marketing em 2024, a Involves ouviu 4 especialistas na área para o relatório oficial que está disponível para download. Conheça:

  • André Krummenauer, CEO da Involves
  • Lindiane Baisch, trade marketing manager da PepsiCo
  • Rutherford Morais, sócio fundador da Geniale Trade Innovated
  • Cesar Duro, CEO da Sellers

A partir da visão dos especialistas, de diferentes áreas do trade marketing, torna-se mais fácil entender quais das tendências apontadas talvez já façam parte das estratégias mapeadas e também aquelas que precisam entrar no radar das equipes de indústrias, agências e distribuidoras. 

Tendências de Trade Marketing 2024: eliminando a subjetividade

Para dar um spoiler do relatório (disponível aqui para download), muitas das entrevistas com os especialistas ouvidos pelo Involves Club, passaram por deixar a subjetividade de lado e ter uma comunicação adequada na empresa: de ponta a ponta, para evitar ruídos que podem fazer com que as estratégias não sejam conhecidas por todos os envolvidos. 

Por essa razão, especialistas apontam que em 2024 o uso de ferramentas que permitam a integração dos dados e a distribuição do plano a partir de um único ambiente, que favoreça a troca e reduza as dúvidas. 

Quando toda a operação de uma indústria, por exemplo, sabe quais os indicadores de Loja Perfeita, fica muito mais fácil para que diferentes setores possam enxergar se as ações previstas estão acontecendo na ponta, encantando os shoppers e aumentando o sell-out. 

Além disso, o uso cada vez mais profissional e adequado dos dados gerados por recursos de inteligência artificial também são tendência para 2024. Afinal, se em 2023 muito se falou a respeito das ferramentas inteligentes, agora chegou o momento de utilizá-las da melhor maneira. 

Sendo assim, a indicação de muitos dos especialistas é ter consciência dos dados, recebê-los em tempo real e, com isso, tomar as decisões mais assertivas a partir dos indicadores que façam sentido para cada operação. 

“Há muitos dados, mas muita demanda de interpretação e análise deles para tomada de decisão. A IA já é capaz de tomar algumas decisões e cortar caminho. A ideia não é substituir o ser humano, mas sim cobrir uma proporção maior da operação com análise automatizada e recomendação. Um exemplo: você já parou para se perguntar como um promotor identifica a ruptura em uma loja? A IA já é capaz de recomendar o caminho das pedras em que ele deve checar esse indicador.” André Krummenauer, CEO da Involves. 

Relatório Tendências de Trade Marketing para 2024: faça o download e receba um material bônus gratuito

Ao fazer o download do Relatório Tendências de Trade Marketing para 2024, produzido com exclusividade pela Involves, você ainda recebe um material gratuito para facilitar o planejamento da sua área de trade marketing. 

Produzimos um guia editável que vai conduzir o planejamento e as ações da área no próximo ano: começando por uma matriz SWOT para que você mapeie suas forças, ameaças e oportunidades. E, na sequência, um planner trimestral para as anotações do que é prioridade em cada período. 

Baixe agora mesmo!

Quero receber o infográfico

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo

Conheça o Involves Stage: a solução de trade marketing

Uma ferramenta completa para execução, gestão e inteligência da sua operação.

Saber mais

Mais tempo em loja e menos tempo em deslocamento!

Conheça a nova solução do Involves Stage para roteirização inteligente de promotores.

Saber mais

Tudo sobre Varejo

Ver todos arrow_forward